O ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira apresentou nesta segunda-feira (24/11) um novo recurso ao STF para reverter sua condenação de 19 anos de prisão por participação na trama golpista ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele voltou a pedir absolvição e alegou que houve erro no cálculo da pena.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Defesa diz que pena correta seria menor
Os advogados afirmam que, se a condenação for mantida, a pena deveria cair para 16 anos e quatro meses. Eles também argumentam que o acórdão deixou pontos obscuros e que questões apresentadas anteriormente não foram analisadas. O recurso será avaliado pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
A Procuradoria-Geral da República acusa Nogueira de validar ataques ao sistema eleitoral, estimular a tentativa de golpe e apresentar sua própria versão de um decreto golpista para buscar apoio entre os comandantes das Forças Armadas.
Leia mais: STF decide manter prisão preventiva de Bolsonaro por unanimidade: veja como votaram os ministros
STF já manteve condenações de Bolsonaro e aliados
No último dia 14/11, a Primeira Turma do STF confirmou as condenações de Nogueira, de Bolsonaro e dos demais réus do chamado Núcleo 1 da trama golpista. Com a publicação do acórdão, as defesas correm para apresentar novos recursos antes do início da execução das penas.
O prazo final para os recursos termina nesta segunda, às 23h59, no que se tornou a “hora da verdade” para os aliados do ex-presidente.
Leia mais: Bolsonaro admite que usou solda para romper tornozeleira; veja vídeo divulgado pelo STF
Com informações da Agência Brasil
