Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaGleisi rebate The Economist após revista sugerir que Lula...

Gleisi rebate The Economist após revista sugerir que Lula não concorra em 2026

Nas redes sociais, Gleisi descreveu Lula como um "líder cheio de vitalidade", ao contrário do que sugeriu a revista britânica sobre a idade do petista, com 80 anos

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), rebateu, nesta quarta-feira (31/12), um editorial da revista britânica The Economist que recomenda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não concorra à reeleição em 2026. 

Na última terça-feira (30/12), o periódico publicou um texto em que aponta a idade de Lula, que completou 80 anos em outubro, como fator determinante para que ele não busque um quarto mandato presidencial.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Nas redes sociais, Gleisi descreveu Lula como um “líder cheio de vitalidade”. A ministra questionou as motivações da publicação estrangeira ao sugerir que o petista se afaste da disputa eleitoral. Para a ministra, a revista representa interesses que não se alinham com o projeto de desenvolvimento nacional em curso.

“O verdadeiro risco que a reeleição do presidente Lula representa para a The Economist nunca foi a idade de um líder cheio de vitalidade e que cuida muito bem da saúde. O que eles temem é a continuação de um governo que retomou o crescimento do Brasil e não tem medo de enfrentar a injustiça tributária e social”, escreveu a ministra.

Crítica a Lula e defesa a Tarcísio

No editorial, a The Economist sugere que Lula “poliria seu legado” se desistisse da corrida ao Planalto, o que permitiria uma “disputa adequada em busca de um novo campeão da centro-esquerda”.

A publicação britânica menciona o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como potencial candidato da direita para 2026. Sobre essa indicação, Gleisi rebateu: “Não é para o ‘bem do Brasil’ que preferem Tarcísio; é por seus interesses, que não são os do país nem do povo brasileiro”.

Candidatura de Flávio

A revista também comentou sobre a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), classificando-o como “impopular” e “ineficaz”. A candidatura de Flávio foi anunciada em carta escrita pelo pai no início deste mês.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais