Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaGonet arquiva pedido de investigação contra Moraes em caso...

Gonet arquiva pedido de investigação contra Moraes em caso do Banco Master

PGR considerou que contrato entre escritório da esposa do ministro e o banco não apresenta ilicitude

O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, determinou o arquivamento de pedido de investigação sobre a possível atuação do ministro Alexandre de Moraes em caso relacionado ao Banco Master. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (29/12), após análise da solicitação que questionava o contrato entre a instituição financeira e o escritório de advocacia da esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal.

Na avaliação do PGR, não foram identificados elementos que justificassem a abertura de investigação. O contrato entre o escritório Barci de Moraes Advogados, comandado por Viviane Barci de Moraes, e o Banco Master prevê pagamentos que totalizam R$ 129 milhões, distribuídos em 36 meses a partir de 2024, o que representa desembolsos mensais de R$ 3,6 milhões.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Em sua decisão, Gonet afirmou que sobre o contrato “não se vislumbra, a priori, qualquer ilicitude que justifique a intervenção desta instância”. O procurador-geral também destacou que “refoge ao escopo de atuação e à competência da Suprema Corte a ingerência em negócios jurídicos firmados entre particulares, especialmente quando resguardados pela autonomia intrínseca à atividade liberal da advocacia”.

O pedido de investigação foi apresentado pelo advogado Enio Martins Murad e questionava a conduta do ministro Alexandre de Moraes em relação ao Banco Master, tendo como foco principal o acordo comercial entre a instituição e o escritório de sua esposa.

Leia mais: Bolsonaro conclui segundo procedimento médico para tratar soluços

A Procuradoria-Geral da República é o órgão responsável por avaliar solicitações de investigação envolvendo autoridades com foro privilegiado, como ministros do STF. Ao finalizar sua análise, Gonet concluiu que “o noticiário citado [no pedido de investigação] não ostenta densidade suficiente para mobilizar o aparato da Procuradoria-Geral da República”.

Com o arquivamento determinado pelo PGR, o pedido não terá prosseguimento, exceto se surgirem novos elementos que justifiquem sua reabertura.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

PT veta roupas com ’13’ e posts com #Lula2026 em cartilha para desfile no Rio

PT veta roupas com ’13’ e posts com #Lula2026 em cartilha para desfile no Rio

Lula será homenageado pela escola de samba Acadêmicos de Niterói neste domingo (15/02), na Sapucaí
Lula e Janja com João Campos e Tabata Amaral no Galo da Madrugada, no Recife

Lula se torna primeiro presidente em exercício a participar do Galo da Madrugada, no Recife

Petista permaneceu por 2 horas no tradicional bloco pernambucano ao lado da governadora Raquel Lyra e do prefeito João Campos
Lindbergh Farias e Gleici Hoffmann se beijam no Carnaval

Aos beijos, Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias curtem Carnaval do Rio: “Beijo com gosto de democracia”

Juntos desde 2020, a ministra de Relações Institucionais e o deputado federal trocaram beijos e carícias durante o desfile do Bloco dos Bancários
Lula cumprimenta Edson Fachin durante abertura do Ano Judiciário de 2026

Crise do Master e atuação da PF colocam governo federal em encruzilhada

Questionamentos sobre método da PF e reação de ministros do Supremo elevam tensão entre os Poderes