Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaGonet arquiva pedido de investigação contra Moraes em caso...

Gonet arquiva pedido de investigação contra Moraes em caso do Banco Master

PGR considerou que contrato entre escritório da esposa do ministro e o banco não apresenta ilicitude

O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, determinou o arquivamento de pedido de investigação sobre a possível atuação do ministro Alexandre de Moraes em caso relacionado ao Banco Master. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (29/12), após análise da solicitação que questionava o contrato entre a instituição financeira e o escritório de advocacia da esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal.

Na avaliação do PGR, não foram identificados elementos que justificassem a abertura de investigação. O contrato entre o escritório Barci de Moraes Advogados, comandado por Viviane Barci de Moraes, e o Banco Master prevê pagamentos que totalizam R$ 129 milhões, distribuídos em 36 meses a partir de 2024, o que representa desembolsos mensais de R$ 3,6 milhões.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Em sua decisão, Gonet afirmou que sobre o contrato “não se vislumbra, a priori, qualquer ilicitude que justifique a intervenção desta instância”. O procurador-geral também destacou que “refoge ao escopo de atuação e à competência da Suprema Corte a ingerência em negócios jurídicos firmados entre particulares, especialmente quando resguardados pela autonomia intrínseca à atividade liberal da advocacia”.

O pedido de investigação foi apresentado pelo advogado Enio Martins Murad e questionava a conduta do ministro Alexandre de Moraes em relação ao Banco Master, tendo como foco principal o acordo comercial entre a instituição e o escritório de sua esposa.

Leia mais: Bolsonaro conclui segundo procedimento médico para tratar soluços

A Procuradoria-Geral da República é o órgão responsável por avaliar solicitações de investigação envolvendo autoridades com foro privilegiado, como ministros do STF. Ao finalizar sua análise, Gonet concluiu que “o noticiário citado [no pedido de investigação] não ostenta densidade suficiente para mobilizar o aparato da Procuradoria-Geral da República”.

Com o arquivamento determinado pelo PGR, o pedido não terá prosseguimento, exceto se surgirem novos elementos que justifiquem sua reabertura.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais