O Governo do Estado de São Paulo estabeleceu um gabinete de crise para acompanhar os efeitos das chuvas intensas e ventanias previstas para os próximos dias. A medida foi tomada nesta sexta-feira (2) com apoio da Defesa Civil estadual. O Litoral Norte paulista foi colocado em alerta máximo para esta sexta-feira e sábado (3).
A iniciativa surgiu em resposta às previsões meteorológicas que indicam condições climáticas adversas em diversas regiões do Estado durante o primeiro final de semana de 2026.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
As previsões apontam que o Litoral Norte pode registrar acumulados de chuva de até 100 milímetros entre sexta e sábado. Os alertas também indicam possibilidade de ventos que podem atingir até 100 km/hora nessa região.
Para domingo (4), a previsão meteorológica indica chuvas entre 50 e 100 milímetros no interior, na Região Metropolitana de São Paulo e no litoral. O início da semana deve apresentar aumento da chuva, ventos, possibilidade de granizo e trovoadas em algumas áreas do Estado.
Leia mais:
“As chuvas podem variar de moderadas a fortes, com possibilidade de raios e rajadas de vento de forte intensidade e acumulados significativos, aumentando o risco de transtornos como alagamentos, deslizamentos de terra, quedas de árvores e interrupções viárias, especialmente em áreas mais vulneráveis”, diz o governo estadual, em nota.
Além do Litoral Norte, que está sob alerta máximo, o interior, a Região Metropolitana de São Paulo e outras áreas do litoral também estão sob aviso de condições climáticas adversas para os próximos dias.
