Os países da União Europeia aprovaram nesta sexta-feira (9/1) o acordo de livre comércio com o Mercosul. O aval provisório da Comissão Europeia contou com apoio da maioria dos países europeus e agora o acordo depende da formalização oficial e assinatura do tratado.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos-PB) celebrou a aprovação do acordo, que está sendo negociado há mais de 25 anos: “Foi a abertura entre as nações que elevou a civilização, ampliou a prosperidade e reduziu conflitos ao longo da história”, afirmou. Num mundo tentado pelo unilateralismo e pelo protecionismo, devemos redobrar a aposta na cooperação internacional. Por isso, em nome da Câmara dos Deputados, celebro o acordo entre o Mercosul e a União Europeia como um passo importante para um mundo mais unido, próspero e justo”, afirmou.
Hugo Motta também destacou a importância do tratado para a geração de empregos: “O acordo trará também oportunidades significativas para nossos produtores, gerará empregos, atrairá investimentos e fortalecerá nossa inserção na economia global”.
Para o Brasil, maior economia do Mercosul, o acordo representa acesso ampliado a um mercado de aproximadamente 451 milhões de consumidores. Os benefícios ultrapassam o agronegócio e alcançam também diferentes segmentos da indústria brasileira.
Leia mais: Países da União Europeia aprovam acordo com Mercosul, diz agência
