Influenciadores especializados em finanças e investimentos relataram terem sido convidados pelo Banco Regional de Brasília (BRB) para discutir o caso Banco Master e atuar na defesa do BRB nas redes sociais.
Os contatos, divulgados nesta quinta-feira (29/1) ocorrerram por e-mail e WhatsApp, com o assunto “Orçamento Banco BRB-Urgente”. A mensagem mencionava um convite do presidente do BRB, Nelson Antonio de Souza, para um encontro em São Paulo.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O texto do convite indicava que o almoço teria como propósito “falar do Caso Master e mostrar a transparência que o BRB quer passar para seus clientes e mercado”.
Renato Breia (@renatobreia), Murilo Duarte (@faveladoinvestidor) e Renata Barreto (@renata.jbarreto) estão entre os perfis que tornaram público o recebimento do convite. Todos administram contas voltadas ao mercado financeiro e investimentos.
“O presidente do banco, Nelson Antonio de Souza, gostaria de convidar a RENATA para um almoço em São Paulo, junto a outros influenciadores, com a finalidade de falar do Caso Master e mostrar a transparência que o BRB quer passar para seus clientes e mercado”, dizia um dos e-mails, divulgado pelas redes sociais.
A mensagem também informava que seriam apresentadas “medidas de contenção de danos e as ações de recuperação” para posterior divulgação “de maneira transparente” pelos convidados.
“Na ocasião, a equipe técnica do banco, irá apresentar informações relevantes sobre o que realmente está acontecendo. O objetivo da ação é que o BRB tenha a chance de explicar as medidas de contenção de danos e as ações de recuperação, para que os convidados do almoço divulguem de maneira transparente e objetiva as informações recebidas por seus seguidores”, dizia outro trecho do e-mail divulgado pelos influenciadores.
Segundo a mensagem divulgada pelos influenciadores o contrato incluía as seguintes entregas: “uma presença no almoço, stories do que achar necessário para relatar de forma honesta o evento e um reels com o resumo”.

O BRB não se manifestou diretamente sobre o caso e direcionou os questionamentos para a Agência Flap, empresa contratada para serviços de marketing e comunicação do banco.
Em nota à CNN, a Flap esclareceu que o contato partiu de uma “iniciativa interna” da agência, ainda em fase preliminar de planejamento e sem aprovação prévia do BRB. A empresa explicou que é prática comum no mercado publicitário orçar valores antes de apresentar projetos aos clientes.
“O objetivo da agência era convidar influenciadores reconhecidos no mercado pela seriedade e pela atuação no segmento econômico/financeiro para um evento onde seria feita uma apresentação institucional pela nova direção do BRB […] Reiteramos que, em hipótese alguma, houve qualquer tentativa de compra de opinião ou interferência editorial”, afirmou a Flap.
A defesa de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, também negou envolvimento com influenciadores: “A defesa de Vorcaro informa que ele não tem qualquer relação com a contratação ou difusão de fake news, tampouco com campanhas digitais de difamação contra autoridade pública”.
