Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaJanja defende filhas de Silvio Santos de Zezé: "Desrespeito...

Janja defende filhas de Silvio Santos de Zezé: “Desrespeito às mulheres”

Sertanejo pediu cancelamento de seu especial no SBT após emissora convidar Lula para evento jornalístico, e disse que emissora está "se prostituindo"

Janja Lula da Silva, primeira-dama do Brasil, manifestou-se contra declarações do cantor sertanejo Zezé di Camargo, que criticou as filhas de Silvio Santos por convidarem autoridades – incluindo o presidente Lula – para o lançamento do SBT News. A manifestação ocorreu nesta segunda-feira (15/12).

O pronunciamento de Janja veio após Zezé usar seu perfil no Instagram na madrugada desta segunda-feira para pedir publicamente ao SBT o cancelamento de seu especial de Natal, marcado para ir ao ar no próximo dia 17, demonstrando incômodo com a presença do presidente Lula no evento. Ele teria dito, inclusive, que as filhas do apresentador e a emissora estavam “se prostituindo” por conta do gesto.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A primeira-dama classificou as declarações como machistas e misóginas, especialmente por utilizarem termos depreciativos contra as herdeiras de Silvio, que assumiram o comando do SBT após o falecimento do apresentador.

“Iniciei esta segunda-feira vendo, em diversos perfis do Instagram, o vídeo de um cantor sertanejo questionando a participação de autoridades institucionais, incluindo o Presidente da República, no evento de lançamento do SBT News e atacando as filhas de Silvio Santos pelo convite”, afirmou Janja.

Em seu pronunciamento, a primeira-dama destacou que o uso de linguagem ofensiva contra as empresárias evidencia comportamentos que persistem na sociedade brasileira e desrespeitam a presença feminina em posições de liderança.

“Falar que as filhas de Silvio estão ‘prostituindo’ ao convidar e dar voz ao Presidente e demais autoridades no evento do SBT News, reflete todo o machismo e a misoginia presentes no pensamento e nas ações de homens que seguem desrespeitando a presença de mulheres em espaços de poder, alimentando discursos de ódio contra nós”, declarou.

Janja relacionou o episódio à violência contra mulheres no Brasil. “Quando falamos em não nos calar diante da violência contra as mulheres, é disso que estamos falando também. São pensamentos e discursos como esse, que ferem moral e fisicamente mulheres diariamente em nosso país”, afirmou.

No vídeo publicado em suas redes sociais, Zezé Di Camargo afirmou que o posicionamento recente do SBT não reflete suas convicções pessoais. “Eu vi o que aconteceu no SBT nos últimos dias. Juro por Deus que isso não faz parte do meu pensamento”, disse o cantor, que também fez críticas às filhas de Silvio Santos ao declarar que “filho que não honra pai e mãe, para mim, não existe“.

“Silvio Santos foi um dos principais comunicadores do Brasil e, muito respeitosamente, sempre prezou por um espaço democrático e pela imparcialidade da imprensa. Em sua emissora, como muitas e muitos destacaram no evento realizado na sexta-feira, Silvio sempre deu espaço para todos os lados”, destacou Janja.

Apesar de seu especial de Natal já estar gravado e contar com participações de outros artistas, o sertanejo afirmou preferir que a emissora reconsidere a exibição. “Se vocês puderem fazer um favor pra mim: tirem meu especial do ar. Não quero participar disso”, disse, acrescentando: “Acho que vocês [SBT] estão se prostituindo. Então, não faço parte disso”.

Leia mais: Gilmar Mendes vota contra marco temporal para terras indígenas

Ao finalizar seu pronunciamento, Janja citou uma frase atribuída a Silvio: “O jornalismo do SBT não é para fazer sensacionalismo, é para informar com respeito”. Ela também parabenizou o SBT News e os profissionais envolvidos no projeto.

“E tenho certeza que, respeitosamente, suas filhas, sua esposa e seu genro continuarão o legado de Silvio com responsabilidade e brilhantismo, seguindo seu propósito como comunicador e o orgulhando onde quer que ele esteja. Parabenizo o SBT News e todas e todos que contribuem para um jornalismo cada vez mais sólido e plural no Brasil”, concluiu.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid