Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaJanja diz que desistiu de desfilar na Sapucaí para...

Janja diz que desistiu de desfilar na Sapucaí para “evitar perseguição” a Lula

Primeira-dama justificou em nota sua opção de permanecer no camarote ao lado do presidente durante apresentação da Acadêmicos de Niterói

A primeira-dama Janja Lula da Silva decidiu não participar do desfile da Acadêmicos de Niterói no domingo (15/02), que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Sapucaí. Ela anunciou a decisão nesta segunda-feira (16/02) alegando evitar o que chamou de “possibilidade de perseguição” ao presidente e à escola de samba.

A agremiação estreou no Grupo Especial do Carnaval carioca com o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Conforme nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Janja permaneceu no camarote ao lado do presidente durante a apresentação, após visitar a concentração para demonstrar apoio aos integrantes.

A decisão ocorreu mesmo após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negar, na quinta-feira (12/02), uma liminar que pedia a proibição do desfile. Os ministros, entretanto, alertaram que certas condutas na avenida poderiam configurar crime eleitoral, levando o governo a recomendar que autoridades evitassem manifestações que caracterizassem propaganda eleitoral antecipada.

Nos dias anteriores ao carnaval, o enredo da Acadêmicos de Niterói gerou contestações. Partidos e parlamentares da oposição protocolaram ao menos dez ações na Justiça Eleitoral e no Tribunal de Contas da União (TCU), argumentando que a homenagem constituía propaganda eleitoral antecipada.

Em nota oficial, a primeira-dama explicou:

“Mesmo com toda segurança jurídica de que a primeira-dama, Janja Lula da Silva, poderia desfilar, diante da possibilidade de perseguição à escola e ao presidente Lula por receber uma das maiores honrarias que um brasileiro pode ter, que é ser homenageado por uma Escola de Samba, Janja optou por não desfilar para estar ao lado da pessoa que ela mais ama na vida”.

O desfile na Sapucaí

A apresentação aconteceu na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. A escola narrou a trajetória de Lula desde a infância no Nordeste, passando pela migração familiar para São Paulo, o trabalho como torneiro mecânico, sua atuação como líder sindical, até chegar à Presidência da República.

A comissão de frente apresentou uma representação da rampa do Planalto, relembrando a posse de Lula, com atores representando figuras como o ministro Alexandre de Moraes e os ex-presidentes Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro.

Em um dos carros alegóricos, a escola apresentou críticas às políticas sociais do governo Bolsonaro e à forma como a pandemia foi enfrentada durante sua gestão. Na parte traseira de um dos carros, havia uma referência à prisão do ex-presidente Lula.

Repercussões políticas

Após a apresentação, o Partido Novo anunciou que acionará a Justiça Eleitoral para solicitar a inelegibilidade do presidente, que pretende concorrer à reeleição.

Lula comentou sua participação no carnaval através das redes sociais: “Depois de passar pelo carnaval de Recife e de Salvador, estive no Rio de Janeiro, na Sapucaí. Tive a honra e a alegria de acompanhar o desfile da Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Mangueira. Muita emoção”. Durante o evento, o presidente foi fotografado cumprimentando integrantes das escolas de samba e usou chapéus com cores diferentes em homenagem a cada agremiação.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também se manifestou sobre o desfile. Em publicação nas redes sociais, ela reproduziu a imagem do carro alegórico que fazia referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro e declarou: “Só para registrar um fato histórico: quem foi preso por corrupção foi Luiz Inácio Lula da Silva. Isso é registro judicial, não opinião”.

A estreia da Acadêmicos de Niterói no Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro com um enredo que homenageou o atual presidente gerou reações da oposição, que já havia tentado impedir o desfile através de ações judiciais.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Erika Hilton Pabllo

Erika Hilton é recebida com gritos de “presidenta” no bloco da Pabllo; assista

Pabllo Vittar organizou bloco de rua em São Paulo para 2 milhões de foliões e Erika Hilton (PSOL-SP) marcou presença
Foto: Reprodução/Globo

Novo pede inelegibilidade de Lula após desfile da Acadêmicos de Niterói

Agremiação homenageou presidente no Carnaval do Rio com enredo que incluía Bolsonaro como palhaço, gerando reação da oposição
Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre

Alcolumbre festeja homenagem ao Amapá durante desfile da Mangueira

Presidente do Congresso participa de evento em Macapá, dança ao som de ritmos populares e acompanha tributo ao estado na Sapucaí
Chico Science, Carolina Maria de Jesus, Rita Lee e muita história; confira os enredos das escolas de samba que começam a desfilar neste domingo (15/02) no Rio de Janeiro

Carnaval do Rio: veja a ordem dos desfiles das escolas do Grupo Especial

Neste domingo (15/02) acontece a primeira noite dos desfiles do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro