Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaJuiz da Lava Jato é afastado após suposto furto...

Juiz da Lava Jato é afastado após suposto furto de champanhes em SC

TRF-4 suspendeu Eduardo Appio por 120 dias após investigação da Polícia Civil de Santa Catarina

Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidiu afastar o juiz federal Eduardo Appio, que atuou em processos da Operação Lava Jato, após ele ser identificado como suspeito de furtar garrafas de champanhe em um supermercado de Blumenau (SC). A informação foi confirmada nesta sexta-feira (31) pelo delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel.

“Estávamos certos! O TRF-4 afastou o juiz federal que foi identificado pela PCSC como suspeito de furto em Blumenau”, publicou o delegado nas redes sociais.

A investigação começou após o registro de um boletim de ocorrência que relatava o furto de duas garrafas de champanhe Moët, avaliadas em cerca de R$ 500 cada, em 20 de setembro e 4 de outubro deste ano. Segundo o documento, o suspeito, descrito como “um senhor de 72 anos, de óculos e 1,76m de altura”, deixou o local em um Jeep Compass cuja placa pertence ao magistrado.

O TRF-4 foi comunicado oficialmente sobre os indícios em 23 de outubro, por meio de um ofício enviado pela Polícia Civil. Após análise, o tribunal decidiu afastar Appio por até 120 dias, mantendo seus vencimentos básicos, conforme prevê a Lei Orgânica da Magistratura (LOMAN).

De acordo com o comunicado policial, a autoria foi apontada com base em depoimento de uma testemunha presencial e análise de imagens do local. A nota enviada ao tribunal destacou que os indícios foram suficientes para justificar a remessa do caso, já que Appio possui foro privilegiado.

O juiz, que mora em Blumenau e atua em Curitiba (PR), ainda não se manifestou publicamente sobre as acusações. O TRF-4 informou que não comenta investigações que envolvem magistrados.

Leia mais: Fux pede vista e suspende julgamento de recurso de Moro no STF

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais