Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLíder do PT pede investigação contra Nikolas e Bolsonaros

Líder do PT pede investigação contra Nikolas e Bolsonaros

Lindbergh Farias acusa parlamentares de incentivar intervenção militar dos EUA no Brasil por meio de publicações nas redes sociais.

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), protocolará nesta terça-feira (06/01) uma representação à Polícia Federal contra os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A acusação aponta que os parlamentares estariam incentivando intervenção militar dos Estados Unidos no Brasil por meio de publicações em redes sociais.

A representação será formalizada na sede da Polícia Federal em Brasília. O pedido de investigação surge após os parlamentares do PL compartilharem conteúdos relacionados a possíveis ações militares norte-americanas, incluindo uma montagem divulgada por Nikolas que alcançou 7,3 milhões de visualizações na rede social X.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A imagem compartilhada pelo deputado mineiro mostrava o presidente brasileiro sendo detido por militares dos Estados Unidos, fazendo referência à situação do ex-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Lindbergh Farias anunciou a medida em vídeo publicado em sua conta no Instagram. “Eles continuam com a tentativa de golpe, é um golpe continuado. Agora eles abertamente estimulam uma intervenção armada estrangeira dos Estados Unidos contra o Brasil”, declarou o petista.

Leia mais: ONU condena operação dos EUA que capturou Maduro na Venezuela

Em outro trecho do vídeo, o líder do PT direcionou críticas ao deputado mineiro: “Nikolas quer ser engraçadinho quando faz uma montagem daquela. Nikolas, quem está preso é o Bolsonaro e quem vai ser preso é você. Você deveria ter respeito, fedelho, com a democracia brasileira”.

Sobre o conteúdo das publicações, Lindbergh afirmou: “Não é opinião. São falas, ameaças e peças de propaganda que tentam normalizar a ideia de intervenção militar estrangeira no Brasil, questionar eleições, incitar guerra e depor um governo legitimamente eleito”.

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) também protocolou uma representação na Procuradoria-Geral da República contra Flávio Bolsonaro e Nikolas Ferreira pelo mesmo motivo.

Após o recebimento do documento, caberá à Polícia Federal analisar o caso e decidir sobre a abertura de investigação formal contra os parlamentares do PL. Os citados na representação ainda não se manifestaram oficialmente sobre o assunto.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais