Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLula desembarca na África do Sul para participar da...

Lula desembarca na África do Sul para participar da Cúpula do G20

Presidente participa da cúpula em Joanesburgo e depois segue para Moçambique, em viagem marcada por diplomacia e negócios.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Joanesburgo, na África do Sul, nesta sexta-feira (21/11), para participar da Cúpula de Líderes do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo. “O G20 traz em 2025 o lema Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade, temas de fundamental importância para o Brasil e para o Sul Global”, escreveu Lula ao desembarcar na capital sul-africana.

Brasil em destaque na troika do G20

Como presidente do bloco em 2024, o Brasil participa da “troika” ao lado da África do Sul e dos Estados Unidos, garantindo a continuidade das presidências e a preparação para futuras cúpulas. Nesta edição, a presidência sul-africana definiu quatro prioridades: resiliência a desastres, sustentabilidade da dívida de países de baixa renda, financiamento para transição energética justa e minerais críticos como motores de crescimento econômico.

O G20, criado em 1999, é o principal fórum de cooperação econômica internacional. A cúpula será dividida em três sessões temáticas e deverá resultar em uma declaração de líderes, abordando desde a extração responsável de minerais estratégicos até princípios de inteligência artificial e trabalho decente.

Além das discussões oficiais, Lula vai manter encontros bilaterais com chefes de Estado e participar de reuniões do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (Ibas), promovendo cooperação entre os países do Sul Global.

Próxima parada: Moçambique

Após a cúpula, Lula segue para Maputo, em Moçambique, na segunda-feira (24/11), em comemoração aos 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países. O foco da visita será reforçar cooperação em saúde, agricultura, educação, formação profissional e segurança, além de ampliar comércio e investimentos por meio de um fórum empresarial que reunirá até 200 empresários.

Durante a visita, o presidente brasileiro será recebido pelo presidente moçambicano Daniel Chapo e participará da assinatura de acordos de cooperação técnica. Também está prevista a entrega de título de doutor honoris causa da Universidade Pedagógica de Maputo a Lula. A previsão é que o presidente retorne ao Brasil ainda na segunda-feira.

Fonte: Agência Brasil

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid