O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Joanesburgo, na África do Sul, nesta sexta-feira (21/11), para participar da Cúpula de Líderes do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo. “O G20 traz em 2025 o lema Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade, temas de fundamental importância para o Brasil e para o Sul Global”, escreveu Lula ao desembarcar na capital sul-africana.
Brasil em destaque na troika do G20
Como presidente do bloco em 2024, o Brasil participa da “troika” ao lado da África do Sul e dos Estados Unidos, garantindo a continuidade das presidências e a preparação para futuras cúpulas. Nesta edição, a presidência sul-africana definiu quatro prioridades: resiliência a desastres, sustentabilidade da dívida de países de baixa renda, financiamento para transição energética justa e minerais críticos como motores de crescimento econômico.
O G20, criado em 1999, é o principal fórum de cooperação econômica internacional. A cúpula será dividida em três sessões temáticas e deverá resultar em uma declaração de líderes, abordando desde a extração responsável de minerais estratégicos até princípios de inteligência artificial e trabalho decente.
Além das discussões oficiais, Lula vai manter encontros bilaterais com chefes de Estado e participar de reuniões do Fórum de Diálogo Índia-Brasil-África do Sul (Ibas), promovendo cooperação entre os países do Sul Global.
Próxima parada: Moçambique
Após a cúpula, Lula segue para Maputo, em Moçambique, na segunda-feira (24/11), em comemoração aos 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países. O foco da visita será reforçar cooperação em saúde, agricultura, educação, formação profissional e segurança, além de ampliar comércio e investimentos por meio de um fórum empresarial que reunirá até 200 empresários.
Durante a visita, o presidente brasileiro será recebido pelo presidente moçambicano Daniel Chapo e participará da assinatura de acordos de cooperação técnica. Também está prevista a entrega de título de doutor honoris causa da Universidade Pedagógica de Maputo a Lula. A previsão é que o presidente retorne ao Brasil ainda na segunda-feira.
Fonte: Agência Brasil
