Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLula comemora menor pobreza da história e emenda discurso...

Lula comemora menor pobreza da história e emenda discurso com carro elétrico e salário em alta

Presidente celebra dados do IBGE, exalta renda, inflação em queda e estreia da GM elétrica no Ceará

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou, nesta quarta-feira (03/12), os novos dados do IBGE que apontam a redução da pobreza e da extrema pobreza no Brasil ao menor nível já registrado. Durante visita ao polo automotivo da General Motors, em Horizonte (CE), ele afirmou que o resultado é fruto de salários mais altos, inflação sob controle e mais dinheiro circulando nas mãos da população.

Economia no discurso e energia no motor

Lula afirmou que o país vive a menor inflação acumulada em quatro anos, além do maior crescimento do salário mínimo, avanço da massa salarial e o menor desemprego da história. Para o presidente, esse conjunto explica por que o dinheiro voltou a girar com mais força na base da pirâmide.

Além disso, ele destacou a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, válida a partir de janeiro, e lembrou que a economia cresce acima de 3% ao ano desde 2023. Segundo Lula, a política tributária busca corrigir distorções históricas, já que, proporcionalmente, os mais pobres sempre pagaram mais impostos que os ricos.

O evento também marcou o início da produção de veículos elétricos da GM no Brasil, movimento que Lula usou como vitrine ambiental. Ele lembrou que hoje o país tem 53% da matriz energética baseada em fontes renováveis, enquanto nações desenvolvidas ainda miram 40% apenas em 2050.

Para o vice-presidente Geraldo Alckmin, a retomada da indústria automotiva passa diretamente pelo governo atual. Segundo ele, quando Lula reassumiu, o setor estava em crise, com fábricas fechadas e alto nível de ociosidade. A aposta em incentivos ajudou a reaquecer o mercado e abrir caminho para a mobilidade sustentável.

Alckmin também citou a Nova Indústria Brasil (NIB) como base do novo ciclo industrial. De acordo com o ministro, trata-se de um projeto voltado à inovação, competitividade e geração de empregos de maior valor agregado.

Ainda no Ceará, Lula participou da entrega das novas carteiras nacionais de docentes, em Fortaleza, e autorizou a terceira etapa das obras do ITA no estado, com investimento de R$ 181,3 milhões. O projeto amplia a presença do instituto fora de São Paulo e fortalece a formação tecnológica no Nordeste.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid