Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLula critica guerra em Gaza e inércia na criação...

Lula critica guerra em Gaza e inércia na criação do Estado palestino

Na Malásia, presidente defende justiça social e Sul Global

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste sábado (25/10) a continuidade da guerra em Gaza e a falta de avanços na criação de um Estado palestino. A declaração foi feita durante a cerimônia de entrega do título de doutor “Honoris Causa” em Filosofia e Desenvolvimento Internacional do Sul Global pela Universidade Nacional da Malásia, em Putrajaya.

Lula destacou que jovens e comunidades universitárias têm denunciado a violência em Gaza e a inércia que impede a criação do Estado palestino. “Quase sempre são os jovens que nos recordam que a paz é o valor mais precioso da humanidade”, afirmou.

O presidente também criticou o uso de tarifas comerciais como forma de coerção internacional. Sem citar nomes, afirmou que “nações que não se dobram ao colonialismo e à dicotomia da Guerra Fria não se intimidarão diante de ameaças irresponsáveis”.

Ao defender o multilateralismo, Lula ressaltou a importância do Sul Global para a justiça e a superação das desigualdades internacionais. Segundo ele, “a defesa de uma ordem baseada no diálogo na diplomacia e na igualdade soberana das nações está no cerne da proposta brasileira de reforma das Nações Unidas”.

No campo econômico, o presidente apontou que países ricos têm nove vezes mais poder de voto no Fundo Monetário Internacional (FMI) do que o Sul Global. Ele classificou como insustentável a paralisia da Organização Mundial do Comércio (OMC) e o protecionismo global, que mantém desigualdades históricas entre economias desenvolvidas e emergentes.

Lula defendeu que recursos financeiros globais sejam direcionados para o desenvolvimento sustentável e criticou o modelo neoliberal que aprofunda desigualdades. “3 mil bilionários ganharam US$ 6,5 trilhões desde 2015. Esta cifra supera o PIB nominal atual da Asean e do Brasil somados”, disse.

O presidente permanece na Malásia até terça-feira (28). Neste domingo (26), está prevista uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tratar das tarifas sobre produtos brasileiros.

Por Agência Brasil

Notícias que importam para você

André Mendonça assume relatoria do caso Master no STF após saída de Toffoli

André Mendonça assume relatoria do caso Master no STF após saída de Toffoli

Ministros afastam suspeição e validam atos já praticados no processo
Esta é um close-up do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli, em um ambiente formal, provavelmente durante uma sessão plenária ou julgamento.

Toffoli abandona relatoria do caso banco Master após PF encontrar seu nome em celular de banqueiro

Ministro deixou processo no STF após reunião com outros nove magistrados da Corte, convocada para discutir relatório policial que apontava possíveis vínculos entre ele e Daniel Vorcaro
Sessão plenária do STF - 12/02/2026

Fachin convoca ministros do STF, mas Toffoli resiste em deixar relatoria do caso Master

Presidente do STF encaminha relatório à PGR; ministro nega vínculo com banqueiro e diz que não deixará o caso