Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLula critica unilateralismo e diz que Trump propõe “nova...

Lula critica unilateralismo e diz que Trump propõe “nova ONU”

Em evento do MST, presidente afirma que o multilateralismo está sendo desmontado, defende a dignidade do Brasil e diz atuar para evitar a “lei do mais forte” na política global

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (23/01) que o multilateralismo está sendo descartado no cenário internacional e criticou uma iniciativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, segundo Lula, propõe a criação de uma “nova ONU” comandada unilateralmente por Washington.

Durante encontro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Lula reconheceu a superioridade militar dos EUA e a fragilidade das Forças Armadas brasileiras, mas ressaltou que o Brasil “não tem armas, mas tem dignidade” e não vai se submeter a pressões externas.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

“O momento é extremamente crítico na política mundial”, afirmou o presidente aos apoiadores. Para ele, “a carta da ONU está sendo rasgada”, e, em vez de uma reforma que amplie a representatividade do organismo, o que se discute seria a criação de uma estrutura centralizada no poder de um único país.

Lula disse ainda que passou a semana em diálogo com diferentes líderes globais para resgatar o multilateralismo e impedir que prevaleça “a lei do mais forte”. Entre os chefes de Estado citados, estão Vladimir Putin (Rússia), Xi Jinping (China), Narendra Modi (Índia) e Claudia Sheinbaum (México).

Segundo o presidente, o cenário atual evidencia que “o multilateralismo está sendo substituído pelo unilateralismo”, o que, na avaliação dele, representa um risco à governança e ao equilíbrio internacionais.

* Com informações da Reuters

Leia mais: Governo Trump autoriza ICE a invadir casas sem mandado

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de anúncio do Programa “Gás do Povo”. Campo do Najá, Aglomerado da Serra – Belo Horizonte (MG)

Lei do Gás do Povo é sancionada e prevê recarga gratuita do botijão

Benefício atenderá inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo e estará disponível em todos os municípios a partir de março
Marco Buzzi

MP pede suspensão de salário de ministro do STJ afastado por acusações de assédio sexual

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu nesta quinta-feira (12/2) a suspensão do salário de Marco Buzzi, ministro afastado do STJ por acusações de assédio sexual
Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Ministro aceitou proposta de Flávio Dino em troca da redistribuição do processo que investiga maior quebra bancária da história brasileira
MP pede suspensão de salário de R$ 44 mil de ministro do STJ afastado po assédio

MP pede suspensão de salário de R$ 44 mil de ministro do STJ afastado po assédio

Representação ao TCU questiona manutenção da remuneração de Marco Buzzi, que enfrenta duas acusações de assédio sexual