Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueLula e Macron discutem Conselho da Paz e acordo...

Lula e Macron discutem Conselho da Paz e acordo Mercosul-UE em telefonema

Presidentes defenderam fortalecimento da ONU e condenaram uso da força na Venezuela durante conversa iniciada pelo líder francês nesta terça-feira (27/01)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da França, Emmanuel Macron, discutiram temas de interesse bilateral e internacional em telefonema realizado nesta terça-feira (27/01). A conversa, que durou cerca de uma hora, abordou a proposta de Conselho da Paz, a situação na Venezuela e o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

A ligação foi iniciada pelo mandatário francês, que contatou o chefe de Estado brasileiro para tratar de assuntos da agenda global. Durante o diálogo, os dois líderes analisaram a proposta de Conselho da Paz apresentada pelos Estados Unidos.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Lula e Macron defenderam o fortalecimento das Nações Unidas durante a conversa. Os presidentes concordaram que quaisquer iniciativas relacionadas à paz e segurança devem estar em conformidade com os mandatos do Conselho de Segurança e respeitar os princípios estabelecidos na Carta da ONU.

Além disso, os dois chefes de Estado condenaram o uso da força em violação ao direito internacional ao discutirem a situação venezuelana. Ambos ressaltaram a importância da manutenção da paz e da estabilidade tanto na América do Sul quanto globalmente.

O presidente brasileiro reafirmou sua posição favorável ao acordo entre Mercosul e União Europeia durante o telefonema. Lula destacou que considera o tratado benéfico para ambos os blocos e uma contribuição relevante para a defesa do multilateralismo e do comércio baseado em regras.

Os presidentes também discutiram temas de cooperação bilateral em áreas como defesa, ciência, tecnologia e energia. Ambos determinaram que suas equipes técnicas finalizem as negociações em andamento para concluir acordos ainda no primeiro semestre de 2026.

O telefonema faz parte do diálogo frequente mantido entre os líderes do Brasil e da França sobre temas de cooperação bilateral e questões internacionais.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais