O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, conversaram por telefone nesta terça-feira (13/1) e manifestaram satisfação com a aprovação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
Na conversa, o primeiro-ministro português cumprimentou o presidente brasileiro por seu empenho em favor da conclusão do acordo.
Os dois líderes discutiram a necessidade de agilizar a implementação das novas regras comerciais estabelecidas pelo acordo e também discutiram a situação atual da Venezuel, segundo informações divulgadas pelo Planalto.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
“Ambos coincidiram que a decisão dos dois blocos é um gesto muito importante de defesa do multilateralismo e do livre comércio, com grande dimensão política e estratégica neste momento histórico. Concordaram em trabalhar conjuntamente, de forma rápida e eficiente, para a implementação do acordo a fim de que as populações possam ver resultados concretos da parceria firmada”, informou a Presidência da República, em nota.
O tratado comercial entre os blocos econômicos foi aprovado após um período de 25 anos de negociações e deve ser assinado no dia 17 de janeiro, no Paraguai. Mas antes disso, o novo acordo ainda precisará passar por um processo de internalização nos países signatários.
Durante a conversa, os representantes também discutiram a situação na Venezuela, ressaltando a importância de evitar instabilidade na América do Sul. Os dois líderes “coincidiram ser fundamental evitar um cenário de instabilidade na América do Sul” em decorrência dos conflitos na Venezuela, que foi atacada pelos Estados Unidos na primeira semana de janeiro.
Leia mais: Governo Lula manifesta preocupação com violência em protestos no Irã
