O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, realizaram uma conversa telefônica para tratar dos preparativos da 8ª Comissão Bilateral de Alto Nível (CAN) entre Brasil e Rússia. O diálogo ocorreu nesta quarta-feira (14/01), durou aproximadamente 45 minutos e abordou detalhes organizacionais do encontro marcado para 5 de fevereiro.
A ligação serviu para alinhar expectativas sobre a próxima reunião da CAN, que busca fortalecer as relações entre os dois países em áreas estratégicas como comércio, agricultura, defesa, energia, ciência e tecnologia, educação e cultura.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A 8ª CAN acontecerá em formato híbrido, combinando participação virtual e presencial em Brasília. A pedido do presidente brasileiro, Putin comprometeu-se a enviar uma delegação de alto nível para participar presencialmente do encontro na capital federal.
O vice-presidente brasileiro Geraldo Alckmin e o primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin copresidirão a reunião agendada para 5 de fevereiro.
Leia mais: Silas Malafaia “desafia” Damares após falas sobre igrejas envolvidas em fraude do INSS
Durante a conversa, os presidentes do Brasil e da Rússia manifestaram preocupação com a situação da Venezuela e reiteraram a importância de que a América do Sul e o Caribe sigam como zonas de paz. Lula e Putin também defenderam o papel dos países do BRICS para fortalecimento das instituições de governança global, em especial as Nações Unidas e seu Conselho de Segurança.
Os dois chefes de Estado trocaram impressões sobre a situação mundial, além de discutirem temas de interesse mútuo que terão impacto nas relações diplomáticas e comerciais entre as duas nações.
