Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueLula escolhe Wellington Lima e Silva como novo ministro...

Lula escolhe Wellington Lima e Silva como novo ministro da Justiça

A decisão ainda será oficializada no Diário Oficial

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu o atual advogado-geral da Petrobras, Wellington César Lima e Silva, para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O convite de Lula foi feito durante encontro no Palácio do Planalto, na tarde desta terça-feira, 13 de janeiro, com a presença do ministro interino Manoel Carlos de Almeida Neto.

A expectativa é de que a indicação seja oficializada no Diário Oficial ainda nesta terça-feira (13/1).

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Wellington foi anunciado depois de Ricardo Lewandowski deixar o comando da pasta na última sexta-feira (9/1), após quase dois anos à frente do Ministério, por motivos pessoais e familiares.

Antes dele, Flávio Dino esteve no comando do ministério entre janeiro de 2023 a fevereiro de 2024. Assim, Wellington será o terceiro ministro da Justiça e Segurança Pública durante o atual mandato de Lula.

Wellington César, jurista baiano de 60 anos nascido em Salvador, já ocupou brevemente o comando da pasta durante o governo Dilma Rousseff (PT) em 2016. Na ocasião ele permaneceu apenas 11 dias como ministro, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional a acumulação do cargo com sua função de procurador no Ministério Público da Bahia.

Entre 2023 e 2024, Wellington atuou como secretário da Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil, órgão responsável pelo assessoramento jurídico da Presidência e pela análise de projetos de lei e medidas provisórias.

Sua carreira foi consolidada no Ministério Público baiano, onde trabalhou como promotor e procurador-geral de Justiça. Atualmente, exerce a função de advogado-geral da Petrobras.

Como informado pelo Planalto, Wellington possui Mestrado em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Cândido Mendes/RJ e integralizou os créditos do Doutorado em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Pablo de Olavide (Sevilha/Espanha), tendo atuado como professor de Direito Penal em cursos de Graduação e Pós-Graduação.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais