Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLula está otimista com Trump, mas Alvarez alerta: “Vem...

Lula está otimista com Trump, mas Alvarez alerta: “Vem coisa grande”

Jornalista Rodrigo Alvarez avaliou que "está muito cedo para a gente comemorar" fim do tarifaço, citando demora na negociação dos EUA com Japão, ambos aliados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a falar, na Malásia (27/10), sobre a reunião que teve com Donald Trump, afirmando que o papo foi “surpreendentemente bom”. 

Lula disse que logo não haverá mais problemas entre os dois países e que, se depender de ambos, haverá um acordo bilateral. O petista ainda ressaltou que, para resolver questões difíceis, é fundamental “sentar e conversar pessoalmente”.

Apesar do otimismo, o jornalista Rodrigo Alvarez avaliou que “está muito cedo para a gente comemorar”. Segundo o apresentador do TMC 360, o Japão, um parceiro importantíssimo dos EUA, levou três meses para fechar um acordo que sequer foi vantajoso. 

Leia mais: Lula propôs ser interlocutor entre EUA e Venezuela, diz chanceler

De acordo com a informação trazida por Alvarez, a sobretaxa japonesa foi reduzida de 25% para 15%, mas o país precisou se comprometer a investir US$ 550 bilhões em empresas americanas.

Alvarez também ressaltou que a volta do diálogo à normalidade é altamente positiva para o Brasil, independentemente de quem seja o presidente. Conforme explicou, não se deve atribuir a Lula a responsabilidade pela taxação, pois Trump disparou uma “metralhadora de tarifas” para o mundo inteiro, afetando até a China. 

Leia mais: Após reunião com Trump, Alckmin reforça que Brasil aposta no diálogo com os Estados Unidos

Ainda assim, Alvarez lembrou que a presença de um deputado de oposição nos EUA piorou a situação brasileira, levando a sanções. O parlamentar em questão é Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo Alvarez, o setor empresarial tem pressa, mas a resolução da pauta longa não será fácil nem rápida. O jornalista encerrou o comentário alertando que Trump “nem disse o que ele quer” e que, quando as exigências vierem, a expectativa é de que “vem coisa grande”.

Notícias que importam para você

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de anúncio do Programa “Gás do Povo”. Campo do Najá, Aglomerado da Serra – Belo Horizonte (MG)

Lei do Gás do Povo é sancionada e prevê recarga gratuita do botijão

Benefício atenderá inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo e estará disponível em todos os municípios a partir de março
Marco Buzzi

MP pede suspensão de salário de ministro do STJ afastado por acusações de assédio sexual

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu nesta quinta-feira (12/2) a suspensão do salário de Marco Buzzi, ministro afastado do STJ por acusações de assédio sexual
Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Ministro aceitou proposta de Flávio Dino em troca da redistribuição do processo que investiga maior quebra bancária da história brasileira