Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilLula fará pronunciamento de Natal em rede nacional nesta...

Lula fará pronunciamento de Natal em rede nacional nesta quarta-feira (24/12)

Transmissão está marcada para às 20h30, com duração prevista de sete minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um pronunciamento oficial nesta quarta-feira (24/12), na véspera do feriado de Natal. A mensagem será em rede nacional de rádio e TV, a partir das 20h30, com duração prevista de sete minutos.

O pronunciamento segue a tradição presidencial em datas comemorativas no Brasil. A expectativa é de que Lula exalte os resultados positivos do governo ao longo do ano e faça mensagens de união à população.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A fala de Lula deve incluir a retomada de programas sociais, a melhora da economia, com os menores índices de desemprego na série história, e a aprovação da lei que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil por mês.

Este último tema já foi abordado pelo presidente em pronunciamento anterior, no dia 30 de novembro, quando defendeu a medida como a substituição de “privilégios de uma pequena elite financeira” por “conquistas para a maioria do povo brasileiro”, associando a iniciativa a “quase um 14º salário”.

Na ocasião, Lula sugeriu que o dinheiro extra no bolso pudesse ser usado para viajar com a família, quitar dívidas, comprar presentes de Natal ou até adquirir uma televisão maior para acompanhar a Copa do Mundo.

O presidente também deve mencionar as negociações com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que resultaram na suspensão de tarifas adicionais sobre produtos brasileiros. O “tarifaço” foi removido de uma extensa lista de itens, como carne bovina, café e açaí, após diálogos com o presidente norte-americano.

Lula possivelmente fará referência a compromissos de campanha, especialmente após anunciar sua intenção de disputar a reeleição no próximo ano.

Para 2026, o Planalto tem trabalhado em discussões com forte apelo popular, como o combate ao feminicídio e o fim da escala 6×1.

Leia mais: Bolsonaro é transferido para hospital em Brasília; cirurgia está marcada para o dia de Natal

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais