Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilLula fará pronunciamento de Natal em rede nacional nesta...

Lula fará pronunciamento de Natal em rede nacional nesta quarta-feira (24/12)

Transmissão está marcada para às 20h30, com duração prevista de sete minutos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um pronunciamento oficial nesta quarta-feira (24/12), na véspera do feriado de Natal. A mensagem será em rede nacional de rádio e TV, a partir das 20h30, com duração prevista de sete minutos.

O pronunciamento segue a tradição presidencial em datas comemorativas no Brasil. A expectativa é de que Lula exalte os resultados positivos do governo ao longo do ano e faça mensagens de união à população.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A fala de Lula deve incluir a retomada de programas sociais, a melhora da economia, com os menores índices de desemprego na série história, e a aprovação da lei que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil por mês.

Este último tema já foi abordado pelo presidente em pronunciamento anterior, no dia 30 de novembro, quando defendeu a medida como a substituição de “privilégios de uma pequena elite financeira” por “conquistas para a maioria do povo brasileiro”, associando a iniciativa a “quase um 14º salário”.

Na ocasião, Lula sugeriu que o dinheiro extra no bolso pudesse ser usado para viajar com a família, quitar dívidas, comprar presentes de Natal ou até adquirir uma televisão maior para acompanhar a Copa do Mundo.

O presidente também deve mencionar as negociações com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que resultaram na suspensão de tarifas adicionais sobre produtos brasileiros. O “tarifaço” foi removido de uma extensa lista de itens, como carne bovina, café e açaí, após diálogos com o presidente norte-americano.

Lula possivelmente fará referência a compromissos de campanha, especialmente após anunciar sua intenção de disputar a reeleição no próximo ano.

Para 2026, o Planalto tem trabalhado em discussões com forte apelo popular, como o combate ao feminicídio e o fim da escala 6×1.

Leia mais: Bolsonaro é transferido para hospital em Brasília; cirurgia está marcada para o dia de Natal

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Geraldo Alckmin gesticula com a mão direita enquanto fala ao microfone

Alckmin diz que tarifa americana de 15% beneficia exportações brasileiras

Presidente em exercício destaca que uniformização tarifária melhora competitividade nacional no mercado dos EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Após decisão da Suprema Corte, Lula diz que Brasil agiu com cautela diante de tarifaço

Declaração foi feita em Nova Délhi após tribunal americano considerar que presidente dos EUA extrapolou autoridade ao implementar aumento tarifário de forma generalizada
Lula e sambista durante desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói

Lula elogia Acadêmicos de Niterói, mas se defende de críticas: “Não sou o carnavalesco”

Presidente declarou neste domingo que não compete avaliar escolhas da escola de samba rebaixada após ficar em último lugar no Grupo Especial do Rio
Valdemar Costa Neto, Jair Bolsonaro, Braga Netto, Altineu Côrtes, Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas em evento do PL

Tarcísio x Kassab, pressão de Eduardo e impasse em SC: rachas na direita se proliferam em 2026

Com troca de farpas e alianças ameaçadas, bloco chega a 2026 dividido entre o pragmatismo de governadores e a exigência de fidelidade absoluta à família Bolsonaro