Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLula lidera 1° turno, mas empata com Flávio Bolsonaro...

Lula lidera 1° turno, mas empata com Flávio Bolsonaro no 2º; aponta nova pesquisa

Levantamento do Paraná Pesquisas mostra Tarcísio e Flávio Bolsonaro como principais nomes da direita

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera em todos os cenários de intenção de voto primeiro turno, segundo nova pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (26/12).

Na simulação de segundo turno, Lula aparece em um empate técnico com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que foi nomeado pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, para disputar as eleições de 2026. A indicação de Flávio para o cargo foi reforçada em uma carta escrita e assinada pelo ex-presidente no hospital.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de dezembro deste ano e ouviu 2.038 eleitores em 163 municípios de 26 estados e no Distrito Federal. O grau de confiança é de 95% e a margem estimada de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Veja os cenários do primeiro turno

Na simulação de primeiro turno Lula lidera em todos os cenários e supera Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro, além de outros candidatos.

Na disputa com Flávio Bolsonaro, Lula tem 37,6% das intenções de votos, contra 27,8% do senador.

Em uma outra simulação, Lula soma 37,8% das intenções de voto, e Tarcísio de Freitas, 26,2%. Ciro Gomes aparece em terceiro, com 8,7%.

A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro também foi testada na pesquisa. Na simulação com o atual presidente, Michelle alcança 24,4% das intenções de votos, contra 37,2% de Lula – uma diferença de 12,8 pontos percentuais.

Veja os cenários para o segundo turno

Nas simulações de segundo turno, Lula tem 44,1% das intenções de votos contra 41% de Flávio Bolsonaro, o que demonstra empate técnico entre os possíveis candidatos.

No embate entre Lula e Flávio, 5,7% dos entrevistados não sabem ou não opinaram, enquanto 9,2% declararam que votariam nulo, branco ou em nenhum dos dois candidatos.

Tarcísio também aparece como um nome competitivo contra Lula no segundo turno. Nesta simulação, Lula aparece com 44% das intenções de voto, enquanto Tarcísio tem 42,5%.

Na disputa entre Lula e Michelle Bolsonaro no segundo turno, Lula aparece na frente, com 44,8% das intenções de votos, e Michelle com 41,4%.

Em outros confrontos diretos, Lula superaria Ratinho Junior (43,8% a 40,2%) e teria vantagem mais expressiva sobre a senadora Tereza Cristina (PP), com 44,6% contra 30,3%.

Leia mais: Em carta, Bolsonaro confirma indicação de Flávio como pré-candidato à presidência

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais