O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera em todos os cenários de intenção de voto primeiro turno, segundo nova pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (26/12).
Na simulação de segundo turno, Lula aparece em um empate técnico com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que foi nomeado pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, para disputar as eleições de 2026. A indicação de Flávio para o cargo foi reforçada em uma carta escrita e assinada pelo ex-presidente no hospital.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de dezembro deste ano e ouviu 2.038 eleitores em 163 municípios de 26 estados e no Distrito Federal. O grau de confiança é de 95% e a margem estimada de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Veja os cenários do primeiro turno
Na simulação de primeiro turno Lula lidera em todos os cenários e supera Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro, além de outros candidatos.
Na disputa com Flávio Bolsonaro, Lula tem 37,6% das intenções de votos, contra 27,8% do senador.
Em uma outra simulação, Lula soma 37,8% das intenções de voto, e Tarcísio de Freitas, 26,2%. Ciro Gomes aparece em terceiro, com 8,7%.
A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro também foi testada na pesquisa. Na simulação com o atual presidente, Michelle alcança 24,4% das intenções de votos, contra 37,2% de Lula – uma diferença de 12,8 pontos percentuais.
Veja os cenários para o segundo turno
Nas simulações de segundo turno, Lula tem 44,1% das intenções de votos contra 41% de Flávio Bolsonaro, o que demonstra empate técnico entre os possíveis candidatos.
No embate entre Lula e Flávio, 5,7% dos entrevistados não sabem ou não opinaram, enquanto 9,2% declararam que votariam nulo, branco ou em nenhum dos dois candidatos.
Tarcísio também aparece como um nome competitivo contra Lula no segundo turno. Nesta simulação, Lula aparece com 44% das intenções de voto, enquanto Tarcísio tem 42,5%.
Na disputa entre Lula e Michelle Bolsonaro no segundo turno, Lula aparece na frente, com 44,8% das intenções de votos, e Michelle com 41,4%.
Em outros confrontos diretos, Lula superaria Ratinho Junior (43,8% a 40,2%) e teria vantagem mais expressiva sobre a senadora Tereza Cristina (PP), com 44,6% contra 30,3%.
Leia mais: Em carta, Bolsonaro confirma indicação de Flávio como pré-candidato à presidência
