Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLula pede para que Haddad fique mais tempo na...

Lula pede para que Haddad fique mais tempo na Fazenda para finalizar projetos

Haddad diz que vai atender o pedido do presidente, que solicitou a conclusão de projetos em andamento e o cumprimento de viagens agendadas

O ministro Fernando Haddad afirmou que continuará à frente do Ministério da Fazenda por mais tempo após solicitação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão foi comunicada nesta terça-feira (10/2), durante evento com representantes do mercado financeiro em Brasília, quando o ministro também foi questionado sobre possível candidatura nas eleições presidenciais deste ano.

Haddad revelou que a permanência no cargo foi definida após reunião com Lula realizada ontem. O presidente solicitou a conclusão de projetos em andamento e o cumprimento de compromissos já agendados pelo ministério.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

“Eu imaginei que fosse uma das minhas últimas aparições como ministro da Fazenda, mas ontem eu estive com o presidente Lula, que ainda me pediu algumas coisas na saideira, e eu vou atender o presidente“, afirmou Haddad durante o evento.

Entre as pendências mencionadas pelo ministro estão iniciativas em parceria com outras pastas do governo federal. “Eu estou terminando umas coisas importantes, inclusive junto ao Ministério da Justiça, na área da segurança”, declarou.

O ministro também citou compromissos internacionais que precisam ser cumpridos antes de sua saída, mas não afirmou qual viagem ele deve participar. 

Sobre indicações para o Banco Central e sua sucessão na Fazenda, Haddad ressaltou que as decisões finais cabem ao presidente. “Eu não falo de nada que é prerrogativa exclusiva do presidente, nem de Banco Central, nem de Fazenda”, afirmou.

Futuro político

Questionado sobre uma possível candidatura nas eleições de 2026, o ministro informou que as conversas com Lula prosseguem sem prazos definidos. “Nós estamos conversando, amadurecendo cenários. É fevereiro, está cedo para qualquer decisão”, disse.

Haddad destacou a satisfação do presidente com os resultados econômicos recentes. “O presidente está muito satisfeito com os indicadores que estão aparecendo no último ano. Nem as pessoas, nem a oposição imaginavam que nós chegaríamos a esse patamar”, afirmou.

O ministro também mencionou o reconhecimento atual do mercado como motivação para permanecer mais tempo no cargo. “Eu estou gostando da situação que eu estou hoje. Pela primeira vez todo mundo está me elogiando. Então eu vou ficar desse jeito mais um tempinho”, declarou.

Em sua mensagem aos representantes do mercado financeiro, Haddad defendeu a continuidade da agenda econômica desenvolvida nos últimos três anos, mas sem confirmar uma possível candidatura à eleição de São Paulo ou confirmar o sucessor da Fazenda.

Leia mais: STJ afasta ministro Marco Buzzi após segunda denúncia de importunação sexual

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

STJ afasta ministro Marco Buzzi após segunda denúncia de importunação sexual

STJ afasta ministro Marco Buzzi após segunda denúncia de importunação sexual

Decisão unânime ocorreu em sessão extraordinária do tribunal nesta terça-feira; magistrado nega acusações
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, durante assinatura da medida provisória (MP) Brasil Soberano, no Palácio do Planalto

Lula terá de entrar em agenda fiscal em 2027 se for reeleito neste ano, diz Motta

O presidente da Câmara disse que a questão fiscal não estará no centro do debate eleitoral e sim em temas do dia a dia da população
Ministro do STJ acusado de importunação sexual pediu licença antes de ser afastado

Ministro do STJ acusado de importunação sexual pediu licença antes de ser afastado

Marco Aurélio Buzzi apresentou atestado um dia após o CNJ receber a segunda acusação contra ele
Cármen Lúcia apresenta carta de conduta ética para juízes eleitorais nesta terça

Cármen Lúcia apresenta carta de conduta ética para juízes eleitorais nesta terça

Documento tem dez diretrizes e inclui regras sobre publicidade de agendas e imparcialidade