Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLula se reúne com presidente chileno durante visita oficial...

Lula se reúne com presidente chileno durante visita oficial ao Panamá

Encontro com José Antonio Kast ocorre ainda nesta terça-feira, antes da participação de Lula no Fórum Econômico Internacional

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrará com o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, durante sua visita oficial ao Panamá.

A reunião bilateral ocorre nesta terça-feira (27/01), mesmo dia da chegada do mandatário brasileiro ao país centro-americano, e será realizada no hotel onde a comitiva brasileira ficará hospedada na Cidade do Panamá.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O encontro marca o primeiro contato direto entre os dois líderes desde que Kast venceu as eleições chilenas. O presidente eleito chileno, que representa a direita política de seu país, já foi chamado de “Bolsonaro do Chile” por setores da imprensa, em referência ao ex-presidente brasileiro.

A reunião foi confirmada após Kast deixar a República Dominicana, onde cumpria compromissos oficiais, e seguir para o território panamenho. Antes de sua vitória eleitoral, o político chileno havia se referido a Lula como “bandido”, elemento que adiciona complexidade ao diálogo entre os dois líderes.

Antes do encontro, Kast tratou de minimizar qualquer polêmica. “Podemos ter diferenças políticas com outras nações? Efetivamente, podemos tê-las, mas isso não tem por que prejudicar os investimentos e o desenvolvimento econômico de nenhum país. Vimos como investidores chilenos estabeleceram seus empreendimentos no Brasil, receberam muitas facilidades, e nós pretendemos o mesmo para grandes investidores brasileiros no Chile“.

A delegação que acompanha o presidente brasileiro inclui três ministros: Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Simone Tebet (Planejamento) e Gustavo Feliciano (Turismo). O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já se encontra no país, tendo chegado antes do presidente.

Leia mais: Índia e UE chegam a acordo comercial com redução de tarifas para diversos produtos

O encontro com Kast acontecerá em um hotel quatro estrelas localizado à beira-mar da capital panamenha. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre a pauta específica da reunião nem sobre possíveis acordos que possam ser firmados.

Após o encontro com o presidente eleito chileno, Lula participará do Fórum Econômico Internacional, evento conhecido como “Davos latino-americana”. O presidente brasileiro será o segundo líder a discursar no evento, na quarta-feira (28/1).

A agenda de Lula no Panamá também inclui reuniões com o presidente boliviano Rodrigo Paz, também representante da direita política, e com o presidente panamenho José Mulino. Durante sua estadia, o mandatário brasileiro receberá a Ordem Manuel Amador Guerrero, a mais alta distinção honorífica concedida pelo Panamá.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais