O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a realizar exames médicos no hospital DF Star. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (07/01), um dia após o ex-mandatário ter sofrido uma queda e batido a cabeça no local onde cumpre pena.
A autorização judicial ocorre depois que Moraes havia negado, na terça-feira (06/01), um pedido da defesa para remoção imediata do ex-presidente ao hospital. O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira, quando Bolsonaro caiu na sala onde está detido.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
A Polícia Federal divulgou nota sobre o estado de saúde do ex-presidente após o incidente. Segundo o comunicado, Bolsonaro “recebeu atendimento médico após relatar à equipe de plantão que havia sofrido uma queda durante a madrugada. O médico da Polícia Federal constatou ferimentos leves e não identificou necessidade de encaminhamento hospitalar, sendo indicada apenas observação”.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) foi a primeira a divulgar informações sobre o acidente em suas redes sociais, fato posteriormente confirmado pelo médico particular do ex-presidente.
Na nova decisão, o ministro Moraes solicitou que a equipe jurídica especifique quais exames são necessários. O magistrado também indicou que avaliará a possibilidade de realizar os procedimentos dentro do próprio sistema penitenciário.
Os advogados de Bolsonaro haviam pedido ao STF permissão para que o ex-presidente pudesse realizar tanto exames clínicos quanto de imagem no hospital após o incidente ocorrido nas dependências onde cumpre pena.
Em sua decisão, Moraes esclareceu: “Dessa maneira, não há nenhuma necessidade de remoção imediata do custodiado para o hospital, conforme claramente consta na nota da Polícia Federal. A Defesa, entretanto, aconselhada pelo médico particular do custodiado, tem direito a realização de exames, desde que previamente agendados e com indicação específica e comprovada necessidade”.
Não foram divulgados detalhes sobre a gravidade exata dos ferimentos ou quais exames específicos serão realizados no hospital DF Star.
