Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaMoraes determina soltura de Rodrigo Bacellar e impõe medidas...

Moraes determina soltura de Rodrigo Bacellar e impõe medidas cautelares

Presidente da Alerj deixa prisão após parlamentares fluminenses rejeitarem manutenção da detenção, mas seguirá afastado do cargo e usará tornozeleira

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a soltura do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil). A decisão foi tomada nesta terça-feira (09/12) após o STF ser informado que os deputados estaduais fluminenses votaram contra a manutenção da prisão do parlamentar.

A libertação de Bacellar seguiu o rito constitucional, que estabelece que prisões de parlamentares precisam ser confirmadas pela respectiva Casa legislativa para manterem validade. O mandado de soltura foi expedido em Brasília, após o ministro receber comunicação oficial sobre a deliberação da Alerj.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Apesar da liberação, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio deverá cumprir diversas medidas cautelares impostas pelo STF. Entre as restrições estão o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar, proibição de comunicação com outros investigados, suspensão do porte de arma e entrega dos passaportes.

Além dessas medidas, Bacellar permanecerá afastado da presidência da Casa legislativa fluminense. A prisão do parlamentar havia sido decretada pelo próprio ministro Alexandre de Moraes na semana passada.

O deputado estadual foi alvo de operação da Polícia Federal que investiga vazamento de informações sigilosas relacionadas à investigação envolvendo o deputado estadual TH Joias.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de anúncio do Programa “Gás do Povo”. Campo do Najá, Aglomerado da Serra – Belo Horizonte (MG)

Lei do Gás do Povo é sancionada e prevê recarga gratuita do botijão

Benefício atenderá inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo e estará disponível em todos os municípios a partir de março
Marco Buzzi

MP pede suspensão de salário de ministro do STJ afastado por acusações de assédio sexual

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pediu nesta quinta-feira (12/2) a suspensão do salário de Marco Buzzi, ministro afastado do STJ por acusações de assédio sexual
Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Toffoli abriu mão de relatoria do caso Master no STF mesmo com apoio da maioria de ministros

Ministro aceitou proposta de Flávio Dino em troca da redistribuição do processo que investiga maior quebra bancária da história brasileira
MP pede suspensão de salário de R$ 44 mil de ministro do STJ afastado po assédio

MP pede suspensão de salário de R$ 44 mil de ministro do STJ afastado po assédio

Representação ao TCU questiona manutenção da remuneração de Marco Buzzi, que enfrenta duas acusações de assédio sexual