Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaMoraes nega "tortura" e diz que Bolsonaro não está...

Moraes nega “tortura” e diz que Bolsonaro não está em “colônia de férias”

Em decisão que autorizou transferência para a Papuda, ministro do STF listou 13 itens de conforto na Sala de Estado Maior da PF, incluindo TV, frigobar e alimentação diferenciada trazida por familiares

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), utilizou a decisão que determinou a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro para o 19º Batalhão da PM, no Complexo da Papuda, para desconstruir, ponto a ponto, as alegações de que o ex-mandatário estaria sofrendo “maus-tratos” ou “tortura” em sua custódia.

Ao indeferir o pedido de prisão domiciliar, Moraes detalhou o que classificou como uma rotina de privilégios incompatível com o sistema penitenciário brasileiro, onde o déficit de vagas ultrapassa 200 mil unidades.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Segundo o documento, Bolsonaro ocupava uma Sala de Estado Maior na Superintendência da Polícia Federal que, longe de se assemelhar a uma cela comum, oferecia confortos domésticos. O ministro destacou que a defesa tentou transformar “o cumprimento da lei em um espetáculo de vitimização”.

“Essas condições absolutamente excepcionais e privilegiadas não transformam o cumprimento definitivo da pena de Jair Bolsonaro, condenado pela liderança da organização criminosa na execução dos gravíssimos crimes praticados contra o Estado Democrático de Direito e suas Instituições, em uma estadia hoteleira ou em uma colônia de férias, como erroneamente várias das manifestações anteriormente descritas parecem exigir, ao comparar a Sala de Estado Maior a um ‘cativeiro’, ao apresentar reclamações do ‘tamanho das dependências’, do ‘banho de sol’, do ‘ar-condicionado’, do ‘horário de visitas’, ao se desconfiar da ‘origem da comida’ fornecida pela Polícia Federal e, ao exigir a troca da ‘televisão por uma Smart TV, para, inclusive, ‘ter acesso ao YouTube'”, escreveu Moraes em sua decisão.

Confira os principais pontos citados na peça:

  1. Conforto Térmico e Lazer: A sala contava com ar-condicionado (cujo ruído foi ironicamente chamado de “instrumento de tortura” pela defesa) e uma Smart TV de 43 polegadas com acesso a canais abertos.
  2. Alimentação “VIP”: Diferente da “quentinha” padrão do sistema, Bolsonaro tinha autorização para receber alimentação externa trazida diariamente por familiares e advogados, além de possuir um frigobar abastecido na própria cela.
  3. Saúde Exclusiva: O ex-presidente contava com acompanhamento médico da equipe da PF 24 horas por dia, além de ter sido autorizado a realizar exames e consultas com médicos particulares de sua confiança.
  4. Higiene e Estrutura: Chuveiro elétrico individual e sanitário privativo, itens raros em presídios superlotados onde detentos dividem “buracos” no chão (o chamado “boi”) e banhos frios coletivos.

Moraes foi incisivo ao comparar a situação de Bolsonaro com os dados do Infopen (Sistema de Informações Penitenciárias). O ministro lembrou que, enquanto a defesa reclamava da “falta de sol” em alguns horários, milhares de presos brasileiros vivem em celas com 200% de ocupação, sem ventilação ou saneamento básico.

“As alegações de que o sentenciado estaria em local insalubre beiram o escárnio diante da realidade carcerária do país, reconhecida por esta Corte como um Estado de Coisas Inconstitucional”, escreveu o magistrado.

A ‘nova casa’ na Papuda

A transferência para o 19º Batalhão da PM, localizado dentro do Complexo da Papuda, não significa uma perda total desses privilégios, mas uma mudança de cenário político. Na nova unidade, Bolsonaro terá:

  • 64 metros quadrados de área (o dobro da cela anterior);
  • Área externa privativa para banho de sol e exercícios;
  • Acesso a equipamentos de fisioterapia, como esteira e bicicleta, que poderão ser instalados no local por indicação médica.

Reação política

A decisão foi vista nos bastidores do STF como uma “vacina” contra a narrativa internacional de perseguição política. Ao autorizar uma visita excepcional de três horas para Michelle Bolsonaro e todos os filhos nesta quinta-feira (15), Moraes busca esvaziar o argumento de isolamento familiar.

Leia mais: Bolsonaro é transferido para a “Papudinha” após decisão de Moraes

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais