Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaMoraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega prisão domiciliar

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro, mas nega prisão domiciliar

Ex-presidente foi diagnosticado com hérnia inguinal bilateral

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu autorização do ministro Alexandre de Moraes para deixar temporariamente a Superintendência da Polícia Federal em Brasília e realizar uma cirurgia.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (19/12) após laudo médico confirmar que o ex-mandatário sofre de hérnia inguinal bilateral. O procedimento será realizado no Hospital DF Star, na capital federal.

A saída de Bolsonaro da unidade prisional não acontecerá de imediato. Seus advogados precisam informar previamente a data exata do procedimento cirúrgico para que as providências necessárias sejam tomadas pelas autoridades.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

O diagnóstico que fundamentou a decisão foi confirmado por perícia realizada na quarta-feira (17/12), nas dependências do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília. Segundo o documento, a intervenção cirúrgica deve ocorrer “o mais rápido possível.”

Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses na Superintendência da PF após condenação no processo da trama golpista. Na mesma decisão que autorizou a cirurgia, Moraes negou o pedido da defesa para que o ex-presidente cumprisse a pena em regime domiciliar.

O ministro do STF considerou que a proximidade entre o local de detenção e o hospital onde Bolsonaro receberá atendimento médico torna desnecessária a transferência para prisão domiciliar. Além disso, o ex-presidente já tem autorização para receber atendimento médico particular e conta com equipe da Polícia Federal disponível para emergências.

“O réu está custodiado em local de absoluta proximidade com o hospital particular onde realiza atendimentos emergenciais de saúde – mais próximo, inclusive, do que o seu endereço residencial – de modo que não há qualquer prejuízo em caso de eventual necessidade de deslocamento de emergência”, declarou Moraes em sua decisão.

A defesa de Bolsonaro havia solicitado tanto a autorização para a cirurgia quanto a mudança no regime de prisão, argumentando com base nas condições de saúde do ex-presidente. A perícia médica foi realizada justamente para avaliar essas alegações.

Não foram divulgadas informações sobre quando a defesa apresentará a data prevista para a cirurgia, nem sobre os protocolos de segurança que serão implementados durante o deslocamento e permanência do ex-presidente no hospital.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

João Campos lidera disputa pelo governo de Pernambuco com 47% das intenções de voto

João Campos lidera disputa pelo governo de Pernambuco com 47% das intenções de voto

Prefeito do Recife aparece 12 pontos à frente da atual governadora Raquel Lyra, que tem 35%, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo
MDB pode ajudar Lula a ocupar centro para “isolar bolsonarismo” nas eleições, diz Renan

MDB pode ajudar Lula a ocupar centro para “isolar bolsonarismo” nas eleições, diz Renan

Para o ministro dos Transportes, Lula precisa expandir base para além do PT, a fim de fortalecer a campanha presidencial
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF)

Damares acusa Freixo de usar Embratur para financiar escola que homenageia Lula

Senadora protocolou representação na Comissão de Ética contra presidente da agência de turismo por destinar R$ 12 milhões ao Carnaval do Rio, incluindo agremiação com enredo sobre o presidente
Lula abandona postura de “paz e amor” e diz que eleições de 2026 serão uma “guerra”

Lula abandona postura de “paz e amor” e diz que eleições de 2026 serão uma “guerra”

Presidente convocou aliados a confrontarem acusações contra o governo nas redes sociais durante cerimônia de aniversário do PT em Salvador, defendendo atitude mais assertiva diante das críticas