Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaMotta acelera votação do Mercosul-UE após Trump anunciar elevação...

Motta acelera votação do Mercosul-UE após Trump anunciar elevação de tarifas globais

Decisão dos EUA de aumentar taxas para 15% motivou o Congresso a antecipar a votação do tratado comercial

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou neste sábado (21/02) que irá priorizar a votação do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia na próxima semana. A decisão foi tomada após o governo dos Estados Unidos anunciar o aumento de tarifas globais de importação para 15%.

Em publicação na rede social X, Hugo Motta afirmou que, diante das “incertezas” sobre as tarifas americanas, o Brasil precisa buscar previsibilidade nas relações comerciais internacionais.

O acordo Mercosul-UE, negociado desde 1999 e assinado em janeiro deste ano, estabelece regras sobre comércio, agricultura, meio ambiente, indústria e relações exteriores. A proposta já passou pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul e agora seguirá para votação no Plenário da Câmara. O relator indicado pelo presidente da Casa é o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Após aprovação na Câmara, o texto ainda precisará passar pelo Senado Federal antes de ser ratificado e entrar em vigor no Brasil. A proposta é considerada prioritária pelo governo federal, que apoia a conclusão do acordo.

O anúncio do aumento de tarifas pelos Estados Unidos foi feito por Donald Trump após a Suprema Corte do país suspender o tarifaço. Segundo o presidente norte-americano, a medida eleva, “com efeito imediato”, a tarifa global de 10% para 15%, em resposta a práticas comerciais que, segundo ele, prejudicaram a economia americana ao longo de décadas. A administração dos EUA definirá nas próximas semanas as novas tarifas legalmente permitidas.

Leia mais: Tarifaço vira campo minado para Lula às vésperas de encontro com Trump nos EUA

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Vista externa da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, mostrando a imensa estrutura de concreto da barragem. Na base, destacam-se os grandes condutos forçados cilíndricos e prateados que levam a água para as turbinas. No topo da estrutura, há diversas torres metálicas laranjas alinhadas, e ao fundo, à esquerda, uma área verde com árvores sob um céu claro.

Governo articula mudança nas regras de gestão hídrica da usina de Belo Monte

Ministério da Integração solicitou posicionamento da ANA sobre proposta que altera normas de controle do rio Xingu no Pará
Um homem de pele clara e cabelos curtos castanhos aparece em um plano fechado, falando em um microfone que está posicionado logo abaixo de seu rosto. Ele veste um paletó escuro sobre uma camisa social azul clara e gravata estampada. Sua expressão é séria e focada. O fundo está desfocado em tons de cinza e lilás.

Tarcísio encerra entrevista sem responder sobre vice investigado por lavagem de dinheiro

Governador de SP evitou questão sobre Felício Ramuth, alvo de apuração em Andorra por movimentação de US$ 1,6 mi
O ex presidente Jair Bolsonaro, chegando para depoimento na 1 turma do STF

Advogados de Bolsonaro pedem ao STF sessões de estímulo elétrico craniano na Papudinha

Defesa apresenta laudo médico de 18 páginas ao ministro Alexandre de Moraes para autorizar tratamento contra insônia, ansiedade e crises de soluço
Tabata Amaral e João Campos se beijam

João Campos e Tabata Amaral se casam na Praia dos Carneiros

Prefeito do Recife e deputada federal estão juntos desde 2019 e celebraram a união com familiares, amigos e autoridades políticas