Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaNikolas explica em carta aberta sua marcha a Brasília:...

Nikolas explica em carta aberta sua marcha a Brasília: “Não é bala de prata”

Parlamentar diz que mobilização será pacífica e busca chamar atenção para prisões do 8 de Janeiro

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) iniciou nesta segunda-feira (19/01) uma caminhada do interior de Minas Gerais até Brasília e divulgou uma carta aberta para explicar os objetivos do ato, batizado de “caminhada pela liberdade”. Segundo o parlamentar, a mobilização é simbólica e não pretende ser uma “bala de prata” para resolver impasses políticos ou jurídicos no país.

A marcha começou em Paracatu (MG) e deve percorrer mais de 200 km pela BR-040, com previsão de chegada à capital federal no domingo (25/01), quando Nikolas afirma que realizará uma manifestação. No primeiro dia, ele e apoiadores caminharam cerca de 30 km.

Na carta publicada nas redes sociais, o deputado afirma que o objetivo do ato é chamar atenção para o que classifica como prisões injustas relacionadas aos atos de 8 de janeiro e para a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados investigados pela Justiça. Apesar disso, Nikolas ressalta que a iniciativa não tem a pretensão de substituir instituições nem de solucionar todos os problemas do país.

“Esta caminhada não é uma bala de prata. Não é um gesto para resolver todos os problemas do Brasil. Ela é, antes de tudo, um ato simbólico”, escreveu o parlamentar, ao defender que símbolos têm peso político e social.

O parlamentar também diz que a mobilização busca despertar a “consciência nacional” e incentivar a participação política de apoiadores. No texto, ele afirma que a caminhada será “ordeira e pacífica”, sem intenção de gerar desordem ou cometer crimes, e que se trata do exercício do direito de ir e vir e de manifestação.

Parlamentares da direita se mobilizaram para acompanhar o ato em diferentes trechos. Entre os nomes estão os deputados Gustavo Gayer (PL-GO), André Fernandes (PL-CE), Zé Trovão (PL-SC) e Carlos Jordy (PL-RJ), além dos vereadores de São Paulo Lucas Pavanato (PL-SP) e Fernando Holiday (PL-SP).

Nas redes sociais, Nikolas também compartilhou imagens do percurso e relatou dores físicas após horas de caminhada. A iniciativa ocorre em meio a uma série de embates recentes do deputado com o governo federal e o Judiciário, além de críticas internas no campo bolsonarista.

Leia a carta na íntegra

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais