O presidente da CRE (Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional) do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) participou nesta terça-feira (06/01) do TMC360 e afirmou que tem que é preciso ter cautela sobre os desdobramentos da invasão militar dos Estados Unidos à Venezuela e captura de Maduro.
“Ninguém em sã consciência acha e admite certo um país invadir a soberania do outro e tomar a frente de um governo. Penso que a situação na Venezuela deve ser resolvida pelos venezuelanos. Ocorre que lá tem um fato pontual, que foi investigado, que o presidente Maduro estava se perpetuando no poder fazendo do estado venezuelano um narcoestado. Se isso aconteceu e foi feita uma intervenção para que isso pudesse cessar deve se deixar para que a Venezuela toque os destinos do seu país. Respeitando a soberania e o direito internacional”, disse.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
O senador ainda afirmou que a preocupação com os cidadãos brasileiros que estão no país e o fato da Venezuela fazer fronteira com o Brasil. “A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional no Senado tem que estar atenta aos desdobramentos internacionais que ocorrem no mundo, ainda mais com país que faz divisa com o nosso país. Sabendo que lá tem brasileiros e que eles têm que estar em segurança. Os desdobramentos geopolíticos ainda é prudente aguardar novos esclarecimentos do que está acontecendo”.
Quando questionado sobre qual foi a impressão que teve da invasão militar estadunidense ele afirmou que “o precedente criado preocupa”.
“Por trás de tudo tem esse interesse não só na reserva de petróleo venezuelana, que é explorado pelas empresas americanas, como também pelas terras raras e minerais raros que têm naquele país. Cabe a nós, países da América Latina ficar com o radar ligado e em alerta no sentido de evitar que isso possa vir uma prática”, afirmou.
Confira a entrevista:
