Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaPaulinho da Força critica possível veto de Lula ao...

Paulinho da Força critica possível veto de Lula ao PL da Dosimetria

Deputado classificou como "absurdo" veto de PL que modifica as regras das penas para condenados por atos de 8 de janeiro

O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) classificou como “absurdo” a intenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de vetar o projeto de lei que modifica as regras de dosimetria das penas para condenados pelos atos de 8 de Janeiro.

O deputado, que foi relator do PL da Dosimetria, se manifestou nesta terça-feira (6/1), após informações de que o veto presidencial deve acontecer na próxima quinta-feira (8/1), data que marca três anos dos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Segundo informações de bastidores, Lula escolheu o aniversário dos ataques para anunciar o veto, no mesmo dia em que o governo realizará um evento institucional para marcar a data. A decisão pode intensificar o atrito entre o Planalto e o Congresso Nacional.

O relator do projeto na Câmara dos Deputados afirmou que o presidente “aposta no conflito” ao sinalizar o veto. “É um absurdo um negócio desse, porque foi um projeto construído com toda a sociedade. Conversei com todo mundo, inclusive com o partido dele [PT]. Embora o partido dele não tenha concordado desde o início, mas eu conversei”, disse Paulinho da Força.

O parlamentar defendeu que o texto aprovado contribuiria para reduzir tensões políticas no país. “Construímos um projeto que pode pacificar o Brasil. A impressão que a gente tem é que o Lula prefere o conflito, o confronto, a agressão, em vez da pacificação”, afirmou Paulinho da Força.

A oposição de Lula ao projeto já era conhecida desde dezembro, quando a proposta foi aprovada pela Câmara. Na época, o presidente declarou: “Quando chegar à minha mesa, eu tomarei a decisão. Tomarei eu e Deus, sentado na minha mesa, eu tomarei a decisão. Eu farei aquilo que eu entender que deve ser feito, porque ele [Bolsonaro] tem que pagar pela tentativa de golpe, pela tentativa de destruir a democracia que ele fez neste país. Ele sabe disso. Não adianta ficar choramingando agora”.

O PL da Dosimetria foi aprovado pela Câmara em dezembro de 2025 e recebeu aval do Senado em 17 de dezembro do mesmo ano. A proposta beneficia os condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Atualmente, Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado e está detido na Superintendência da Polícia Federal. Com as novas regras, o ex-presidente cumpriria aproximadamente 2 anos e 4 meses em regime fechado, podendo progredir para o semiaberto e, posteriormente, para o regime aberto.

Paulinho da Força, que conduziu a tramitação do projeto na Câmara, já articula a derrubada do possível veto presidencial. “Estamos trabalhando desde já para que esse [eventual] veto seja derrubado imediatamente”, declarou, acrescentando que o Congresso busca “virar a página” do embate político provocado pelos desdobramentos do 8 de Janeiro.

Se o veto for confirmado, o Congresso só poderá analisá-lo a partir de 2 de fevereiro, quando as atividades parlamentares serão retomadas após o recesso iniciado no final de dezembro.

Leia mais: Lula deve vetar PL da Dosimetria no dia que marca 3 anos dos atos golpistas

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais