Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolítica“Perseguição” e “Grande dia”: veja como aliados e opositores...

“Perseguição” e “Grande dia”: veja como aliados e opositores de Bolsonaro reagiram à prisão

Aliados e opositores de Bolsonaro se apressaram para se manifestarem, entre parlamentares e governadores, contra e a favor da prisão de Bolsonaro

A prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) movimenta a agenda de discussão deste sábado (22/11). Aliados e opositores se apressaram para se manifestarem, entre parlamentares e governadores. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), por exemplo, relembrou o atentado sofrido pelo marido, em 2018, e reafirmou os problemas de saúde do político.

O deputado Sóstenes Cavalcante (PL), líder do PL na Câmara, ironizou a “coincidência” da prisão de Bolsonaro ter ocorrido no dia 22, número usado na campanha eleitoral de 2022. Em outras duas publicações, atacou o ministro Alexandre de Moraes e classificou a ordem como “perseguição e vingança”.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Governadores também se posicionaram, a exemplo do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Na rede social X, disse que a prisão foi injusta. Já o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), afirmou que Bolsonaro sofreu um golpe contra os direitos dele. 

Já políticos da base do governo usaram as redes sociais para apoiarem a decisão de Moraes, como foi a postagem do líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (PT). O petista abriu a publicação com a expressão “Grande dia” e citou os motivos que levaram o ministro do STF a ordenar a prisão.

Leia mais: Bolsonaro tentou romper tornozeleira, e fuga seria facilitada por vigília, diz decisão

Repercussão política

Em meio à repercussão política da prisão, a TMC lista os principais posicionamentos de aliados e opositores de Bolsonaro. Veja a seguir! 

Michelle Bolsonaro (PL), ex-primeira-dama

Confio na Justiça de Deus. A justiça humana, como temos visto, já não se sustenta… Mas sei que o Senhor dará o Escape, assim como fez em 2018, quando meu marido foi vítima de uma facada, planejada para matá-lo, por um ex-militante psolista. A sua saúde traz sequelas até hoje por causa desse episódio, mas em Deus ele é forte. Ele é GRANDE, e eu o amo muito. Não o deixarei desistir do propósito que o Senhor confiou a ele.

Deputado Sóstenes Cavalcante (PL)

[…] Alexandre de Moraes age como se fosse legislador, polícia, juiz e carrasco ao mesmo tempo. Não há novo crime, não há nova conduta, não há risco concreto. Há apenas um ministro que decidiu atropelar regras, ignorar limites e reescrever o processo penal conforme sua própria vontade […].

Governador Romeu Zema (Novo)

A injustiça prevaleceu. O Brasil viu hoje o que já sabíamos: afastaram Jair Bolsonaro do convívio da família, de forma arbitrária e vergonhosa para nossa história. Silenciar opositor não é Justiça, é abuso de poder. Divergência política não pode ser motivo para prisão.

Governador Jorginho Mello (PL)

Para qualquer espectador externo é no mínimo confuso entender a situação atual brasileira. Jair Bolsonaro não teve um julgamento justo e vem sendo privado de liberdade antes mesmo da sua condenação. Hoje, mais um golpe contra seus direitos. Um homem que não roubou um pila da população e que é o principal nome de oposição, legitimado por metade dos eleitores brasileiros!

Pastor Silas Malafaia

A covardia, injustiça de pura perseguição política, acaba de ser concluída pelo ditador da toga Alexandre de Moraes. Bolsonaro preso!

Partido Liberal

Hoje, dia 22, causou espanto a medida desnecessária tomada contra Jair Bolsonaro.

Todos sabem do estado de saúde debilitado em que ele se encontra, resultado da facada e das sucessivas cirurgias.

A defesa do presidente adotará todas as medidas necessárias para reverter essa decisão.

O Partido Liberal sempre apoiará Jair Messias Bolsonaro, o maior líder político da história deste país.

Senador Sergio Moro (União Brasil), ex-ministro no governo Bolsonaro

O Presidente Bolsonaro tem sequelas decorrentes da facada. O histórico de cirurgias e crises é conhecido por todos. Não há motivos para tirá-lo da prisão domiciliar. A outros, como o ex-presidente Collor, com problemas de saúde bem menores, foi garantido esse tratamento.

Senador Ciro Nogueira (Progressistas), ex-ministro no governo Bolsonaro

Todos que conhecem e admiram o presidente Bolsonaro, como eu, sabem o sofrimento e a fragilidade que seu estado de saúde está impondo ao seu corpo e os cuidados que exige 24 horas por dia. A prisão preventiva é mais uma provação no martírio que está passando. Toda nossa solidariedade a ele e a seus familiares. Mitos não sucumbem a violências. São eternizados por elas. Deus abençoe e proteja o presidente Bolsonaro.

Deputado Lindbergh Farias (PT)

GRANDE DIA! A PF prendeu Jair Bolsonaro preventivamente na reta final do processo da trama golpista. A decisão se baseou na necessidade de garantir a ordem pública, justamente porque, mesmo em prisão domiciliar, Bolsonaro seguia atuando politicamente para tensionar o ambiente e pressionar instituições.

Deputada Maria do Rosário (PT)

GRANDE DIA! Bolsonaro preso preventivamente a pedido da PF. A motivação é clara: garantir a ordem pública diante de quem atentou contra a democracia. A lei vale para todos — inclusive para quem tentou colocá-la de joelhos. Hoje é um dia importante para reafirmarmos que o Brasil não tolera mais a impunidade.

Senador Rogério Carvalho (PT)

Não se trata de perseguição, mas de justiça, a mesma justiça que sempre defendemos. A regra vale para todos. A detenção preventiva evidencia que nenhum cidadão está acima da lei, especialmente quando se ameaça a integridade das instituições democráticas.

Deputada Erika Hilton (Psol)

O ex-presidente Jair Bolsonaro acaba de ser PRESO preventivamente após ele tentar romper sua tornozeleira eletrônica e haver a possibilidade de que ele tentasse fugir do país, para a embaixada dos EUA, durante uma vigília de apoiadores na frente de sua casa, convocada pelo seu filho Flávio Bolsonaro.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid