A Polícia Federal intimou Kleber Cabral, presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), para prestar depoimento. Ele deve comparecer nesta sexta-feira (20/02), às 15h. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a intimação.
A medida ocorre após Cabral conceder entrevistas na quarta-feira (18/02) comentando de forma crítica a operação que teve como alvo um auditor fiscal da Receita Federal suspeito de vazar dados de ministros do STF e seus familiares. Segundo o dirigente, não há indícios que indiquem que o auditor investigado tenha vazado dados. A própria Unafisco, por meio de nota oficial, criticou a operação.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A nota da associação menciona episódio de 2019. Naquele ano, Moraes determinou o afastamento de dois auditores fiscais usando o Inquérito das Fake News “sem nenhum lastro probatório”. Os servidores foram acusados de vazar informações fiscais de parentes de ministros do STF. Posteriormente, ambos foram reintegrados.
“Os Auditores-Fiscais da Receita Federal não podem, mais uma vez, ser transformados em bodes expiatórios em meio a crises institucionais ou disputas que não lhes dizem respeito. A instrumentalização de servidores públicos para deslocar o foco do debate público compromete a credibilidade das instituições e enfraquece o Estado de Direito“, afirmou a Unafisco em nota oficial.
Leia mais: CPMI do INSS antecipa depoimento de Daniel Vorcaro para segunda-feira
