Henrique Carmo, da TMC de Brasília
Brasília – O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Wellington Luiz (MDB), arquivou na terça-feira (10) um dos pedidos de impeachment apresentados contra o governador Ibaneis Rocha (MDB).
O pedido havia sido protocolado há cerca de um mês por Antônio Vitor Leitão, do Cidadania. No documento, ele solicitava a abertura de processo por supostos crimes de responsabilidade relacionados à tentativa de compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB).
A proposta foi analisada pela Procuradoria-Geral da Câmara Legislativa, que recomendou o arquivamento por falta de elementos formais e ausência de justa causa. Segundo o parecer, não houve comprovação de legitimidade do autor nem individualização de conduta atribuída ao governador, além da ausência de indícios suficientes que justificassem a abertura do processo.
Wellington Luiz seguiu a orientação da Procuradoria e determinou o arquivamento do pedido. Outros cinco pedidos de impeachment contra Ibaneis Rocha seguem em análise na Mesa Diretora da CLDF. Até o momento, o presidente da Casa não se manifestou sobre esses processos. O governador afirma que as solicitações têm motivação política e devem ser arquivadas.
