A administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovada por 49% dos brasileiros, enquanto 48% aprovam a gestão federal, segundo levantamento da Pesquisa Genial/Quaest, divulgado nesta terça-feira (16/12). O levantamento indica que 3% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
A pesquisa entrevistou 2.004 pessoas, entre os dias 11 e 14 de dezembro, em território nacional. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Em relação à pesquisa anterior, em novembro deste ano, o levantamento mostrou um cenário estável que variou dentro da margem de erro. A taxa dos que dizem aprovar o governo oscilou 1 ponto percentual para cima, enquanto a dos que afirmam desaprovar oscilou 1 ponto percentual para baixo. Na pesquisa anterior, a desaprovação de Lula era de 50% e a aprovação, de 47%.
Sobre a avaliação do governo, 34% dos eleitores afirmam que avaliam a administração petista como “positiva” e 38% avaliam como “negativa”. Outros 25% entendem a gestão como “regular”.
A pesquisa Quaest mostrou também os níveis de aprovação e desaprovação e desaprovação por região:
- No Nordeste, 57% aprovam a gestão do Lula, enquanto 40% desaprovam;
- No Sudeste, 45% aprovam o governo Lula e 53% desaprovam;
- No Sul, a maioria (58%) desaprova a gestão, enquanto 40% aprovam;
- Já no Centro-Oeste e Norte, 48% aprovam e 50% desaprovam.
