Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaRelator da PEC da Segurança Pública critica proposta de...

Relator da PEC da Segurança Pública critica proposta de dividir Ministério da Justiça

Primeiro convidado da Casa ParlaMento 2026, o deputado também destacou que o sistema prisional brasileiro é uma "terra sem lei"

Por Adrian de Almeida

O relator da PEC da Segurança Pública, deputado Mendonça Filho, criticou a proposta de dividir o Ministério da Justiça em duas pastas. A afirmação foi feita nesta terça-feira (10/02) durante debate realizado na Casa ParlaMento, em Brasília. 

Para o deputado, a medida pode até ter apelo eleitoral, mas não resolve os problemas reais do setor. Na sua avaliação, a matéria requer a participação ativa da sociedade para elaborar políticas públicas que gerem impacto no cotidiano da população.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Primeiro convidado da Casa ParlaMento 2026, o deputado também destacou que o sistema prisional brasileiro é uma “terra sem lei”, e que eventos como o desta terça ampliam o debate sobre pautas necessárias para a Segurança Pública.

“Acho que a Casa ParlaMento abre espaço mais uma vez para um tema que é de diálogo com a sociedade. A falta de segurança pública é a agenda da população brasileira. Ninguém aguenta mais viver num Brasil onde você não tem tranquilidade de ir e vir, de se deslocar de ônibus, de carro, a pé. O brasileiro hoje vive assustado. E precisamos garantir aquilo que é essencial a um cidadão, que é a tranquilidade de ir ao trabalho, escola, faculdade, sem que seja vítima de um ato de violência.” 

Leia mais: Hugo Motta diz que decisão de Flávio Dino sobre penduricalhos foi “feliz”

Em relação às discussões sobre a PEC, Mendonça afirmou que o texto está “bem consistente”. “A proposta que estamos apresentando, que é um substitutivo à proposta original do governo, é ousada e consistente porque enfrenta o crime organizado, com possibilidade de eliminação ou redução de progressão penal”, afirmou. 

“A PEC reforça a capacidade de articulação entre os poderes e também os estados membros e o próprio governo central, para que possam ter mais integração no combate à criminalidade. Ao mesmo tempo, reforçamos todo o ambiente de redesenho da estrutura do sistema prisional. que, como se sabe, é o escritório do crime.”

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

STM dá 10 dias para Bolsonaro apresentar defesa contra perda de patente militar

STM dá 10 dias para Bolsonaro apresentar defesa contra perda de patente militar

Superior Tribunal Militar determinou prazo de dez dias para que Jair Bolsonaro apresente defesa no processo que pode resultar em sua expulsão do Exército
À TMC, Silvio Costa Filho confirma data em que vai deixar Ministério de Portos e Aeroportos

À TMC, Silvio Costa Filho confirma data em que vai deixar Ministério de Portos e Aeroportos

Em entrevista à TMC, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, confirmou que vai deixar o Ministério no dia 2 de abril.
Hugo Motta diz que decisão de Flávio Dino sobre penduricalhos foi “feliz”

Hugo Motta diz que decisão de Flávio Dino sobre penduricalhos foi “feliz”

Presidente da Câmara defendeu reajuste aos servidores da Casa e previu para maio a votação do fim da escala 6x1
Lula pede para que Haddad fique mais tempo na Fazenda para finalizar projetos

Lula pede para que Haddad fique mais tempo na Fazenda para finalizar projetos

Haddad atende pedido de Lula e continua como ministro da Fazenda por mais tempo para finalizar projetos