Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaSubstituto de Haddad deve ser Dario Durigan, número 2...

Substituto de Haddad deve ser Dario Durigan, número 2 da Fazenda

Ex-prefeito de São Paulo deve viajar com Lula para Índia em fevereiro antes de deixar a pasta

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já tem encaminhada a sucessão no comando da pasta para quando deixar o cargo. A decisão passa pela manutenção do atual núcleo econômico, evitando alterações na condução da política fiscal. Com isso, o principal nome para assumir o ministério é o do atual secretário-executivo, Dario Durigan, apontado como favorito dentro do governo.

A avaliação é de que a substituição interna é o caminho mais previsível, uma vez que não há expectativa de mudanças na estratégia econômica adotada até aqui.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Antes de uma eventual saída, Haddad ainda deve integrar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem oficial à Índia, prevista para fevereiro. O ministro afirma que pretende atuar na articulação política da campanha, mas não demonstra interesse em disputar eleições. Apesar disso, Lula já conversou em ao menos duas ocasiões com Haddad e deve reforçar o convite para que ele concorra ao governo de São Paulo.

Com a provável ida de Durigan para o comando da pasta, o cargo de secretário-executivo deve ficar com Rogério Ceron, atual secretário do Tesouro Nacional e um dos responsáveis pela formulação do arcabouço fiscal. Já a Secretaria de Reformas Econômicas deverá ser assumida por Régis Dudena.

A vaga aberta no Tesouro Nacional também tende a ser ocupada por um nome da própria equipe, mantendo a lógica de continuidade administrativa.

A formação de uma chapa “puro sangue” na equipe econômica é interpretada como uma sinalização direta de Lula e Haddad ao mercado financeiro de que não haverá mudança de rumo na política de consolidação fiscal, preservando o atual compromisso com o ajuste das contas públicas.

Leia mais: Lula se reúne com presidente chileno durante visita oficial ao Panamá

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Daniel Vorcaro falando ao microfone

CPMI do INSS marca depoimento de Vorcaro, do Banco Master, no dia 5 de fevereiro

Convocado desde dezembro, Daniel Vorcaro será ouvido em investigação sobre suspeitas de fraudes em crédito consignado envolvendo aposentados e pensionistas
Caso do cão Orelha movimenta o Congresso; entenda

Caso do cão Orelha movimenta o Congresso; entenda

Repercussão nacional do espancamento do animal une políticos de diferentes correntes e reacende debate sobre punição, ECA e endurecimento das leis contra maus-tratos
PM propõe visitas aos sábados e caminhadas para Bolsonaro

PM propõe visitas aos sábados e caminhadas para Bolsonaro

Corporação pede ao STF mudança no dia das visitas e autorização para caminhadas supervisionadas por razões de segurança e saúde
Presidente Lula e o ministro da Justiça e Segurança Pública Ricardo Lewandowski

Lewandowski comunicou consultoria jurídica a Lula antes de assumir Ministério, diz Gleisi

Ministra das Relações Institucionais afirmou que ex-ministro cumpriu exigências legais e que governo não interferiu nas investigações do Banco Master