Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaTarcísio de Freitas declara apoio a Flávio Bolsonaro para...

Tarcísio de Freitas declara apoio a Flávio Bolsonaro para eleição presidencial

Governador de São Paulo reafirma lealdade ao ex-presidente e cita outros nomes da direita como Caiado e Ratinho Jr. como possíveis candidatos para 2026

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), manifestou apoio à candidatura presidencial do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nesta segunda-feira (8). Durante entrevista coletiva em Diadema, no ABC Paulista, o governador mencionou que a direita deverá apresentar outros possíveis candidatos para as eleições de 2026, como os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil) e Ratinho Jr. (PSD).

Tarcísio confirmou que se reuniu com Flávio na sexta-feira (5), mesmo dia em que o senador anunciou sua candidatura à Presidência. O governador paulista reafirmou sua lealdade ao ex-presidente Jair Bolsonaro, pai do senador.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

“Ele [Flávio] esteve comigo na sexta-feira [5] passada. Nós conversamos sobre isso. O presidente Bolsonaro, que é uma pessoa que eu respeito muito —eu sempre disse que eu ia ser leal ao Bolsonaro, que sou grato ao Bolsonaro e tenho essa lealdade inegociável— ele disse, o Flávio, da escolha dele [Bolsonaro] e é isso”, declarou o governador.

O posicionamento de Tarcísio era aguardado desde o anúncio da candidatura do filho de Bolsonaro. Aliados do governador, segundo a Folha, interpretaram o lançamento da candidatura de Flávio como indicativo de que Tarcísio não possui autonomia política.

“O Flávio vai contar com a gente. O Flávio tem uma grande responsabilidade a partir de agora que se junta a outros grandes nomes da oposição que já colocaram seus nomes à disposição”, afirmou o governador.

Durante o evento de inauguração de um posto de saúde em Diadema, Tarcísio tentou direcionar as perguntas para temas da administração estadual, como a cracolândia e obras do Metrô. A entrevista ocorreu em ambiente agitado, com apoiadores gritando “presidente” para o governador.

Quando questionado sobre pesquisa Datafolha que o colocava em melhor posição que Flávio em eventual disputa contra o presidente Lula (PT), Tarcísio evitou análises imediatas.

“Isso a gente vai avaliar com o tempo, está cedo. A gente tem tempo de maturação”, respondeu.

Embora nunca tenha confirmado interesse em disputar a Presidência, Tarcísio vinha sendo apontado por líderes de partidos de centro-direita como principal nome para enfrentar Lula em 2026. O governador fez declarações interpretadas como sinalizações de sua disposição para concorrer, principalmente em eventos para o mercado financeiro.

Em palestra para o grupo G4 Educação, em meados de novembro, Tarcísio afirmou que bastaria “trocar o CEO” para que o Brasil voltasse a funcionar. No dia 25 de novembro, após o STF confirmar o trânsito em julgado do processo contra Bolsonaro, que resultou em sua prisão, o governador declarou estar “fora do bolo” de possíveis candidatos.

Na coletiva, Tarcísio também criticou o governo federal e defendeu mudanças para o país. “A gente precisa discutir as questões estruturais do Brasil e é isso que vai estar na mesa. E a gente vai organizar esse grupo [da direita] porque a gente tem uma convergência ideias, uma convergência do plano, para que a gente organize a política para encontrar saídas, encontrar soluções resolver essas questões”, afirmou.

O governador não respondeu sobre as reações do mercado financeiro ao anúncio da candidatura de Flávio nem sobre sua demora em se manifestar sobre o assunto.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid