O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), promoveu uma série de substituições em posições estratégicas da Polícia Militar paulista.
As alterações ocorreram nessa quinta-feira (5/2) e incluíram a troca do corregedor-geral da corporação e do responsável pelo Centro de Inteligência. A reestruturação acontece após Guilherme Derrite deixar o comando da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
O coronel Alex dos Reis Asaka foi designado como novo corregedor-geral da PM, cargo anteriormente ocupado por Fabio Sérgio do Amaral. Asaka comandava o Policiamento de Área Metropolitana Onze (CPA/M-11), responsável pela segurança na Zona Leste da capital.
Para o Centro de Inteligência da PM foi nomeado Caio Marcos de Oliveira, que atuava no Centro de Policiamento Metropolitano (CPM). Já a Assessoria Policial Militar da SSP (APMSSP) passou a ser comandada por Alessandro Gregorim Silva, que estava à frente do Comando de Policiamento de Área Metropolitano 1 (CPA/M-1), substituindo Paulo Sérgio de Melo, transferido para o comando da Escola de Sargentos (ESSgt).
Nove oficiais transferidos
As mudanças foram oficializadas por meio de publicação no Diário Oficial do Estado. No total, nove oficiais foram transferidos para diferentes funções. Fabio Sérgio do Amaral, que deixou a Corregedoria, assumiu o Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI-7).
Pedro Luís de Souza Lopes foi transferido da Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) para o CPM. Rogerio Nery Machado saiu do CPI-6 para assumir o Presídio Militar Romão Gomes (PMRG).
Outras transferências incluíram Glauce Anselmo Cavalli, que deixou o Centro de Comunicação Social (CComSoc) para a Diretoria de Logística (DL), e Beatriz de Assis Bastos Morassi, que foi do CPA/M-12 para a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC).
Reestruturação em andamento
Esta não foi a primeira rodada de substituições após a saída de Derrite da SSP. Na terça-feira (3/2), o governador já havia promovido outras mudanças no comando da segurança pública estadual, incluindo a exoneração do ex-coronel Cássio Araújo de Freitas, oficial da reserva que ocupava o cargo de chefe de gabinete da secretaria.
Segundo coronéis da PM e autoridades da Secretaria de Segurança Pública, os oficiais removidos de suas funções são conhecidos por sua ligação com o ex-titular da pasta.
As alterações no comando da PM coincidem também com a chegada de Henguel Ricardo Pereira ao posto de secretário-executivo da Segurança Pública, compondo o novo quadro de liderança após a saída de Derrite.
Leia mais: Após decisão de Dino, Haddad pede que Congresso enfrente questão dos supersalários
