Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaVídeo de Bolsonaro usando tablet e tendo crise de...

Vídeo de Bolsonaro usando tablet e tendo crise de soluço divide opiniões nas redes

Ex-presidente pode ter violado regras da cautelar quando estava em prisão domiciliar; vídeo foi publicado por Carlos, seu filho, para expor problemas de saúde do pai

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Carlos, publicou nesta sexta (12/12) em suas redes sociais um vídeo que mostra o pai tendo o que aparenta ser uma crise de soluço enquanto dormia. A mídia aparenta ter sido gravada no período em que Bolsonaro estava preso em regime domiciliar – isto é, em casa.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Nas imagens, é possível ver que Jair está com um tablet ligado próximo ao seu corpo. Por isso, o vídeo dividiu opiniões na internet: alguns chamam atenção para um possível risco de vida corrido pelo ex-presidente, enquanto outros atentam para o fato de que o uso de um tablet durante a prisão domiciliar pode representar uma violação da prisão cautelar; à época, o regime o proibia de ter acesso a meios eletrônicos com acesso à internet.

“Se ele [jair] broncoaspirar por causa do refluxo constante, ele pode vai morrer com a crescente pressão sofrida paulatinamente nos últimos tempos. Sem cuidados médicos contínuos, acompanhamento ininterrupto e ambiente adequado, estamos diante de uma tragédia anunciada”, declarou carlos bolsonaro na postagem que inclui o vídeo do pai.

Jair Bolsonaro está atualmente preso na sede da Polícia Federal, e em concordância com ordens judiciais, seus médicos têm acesso livre e ininterrupto a ele. Mesmo assim, a família do ex-presidente acredita que sua saúde está em risco suficiente que justifique a concessão de um regime de prisão domiciliar humanitária, argumentando que seus vários problemas de saúde não podem receber atenção suficiente no regime fechado.

Há, atualmente, um pedido da família e da defesa de Jair Bolsonaro sendo analisado no STF para a conversão do regime de prisão do ex-presidente. O ministro Alexandre de Moraes pediu uma perícia médica para determinar se o risco de morte alegado pela família existe de fato.

Leia mais: Michelle Bolsonaro critica Congresso após decisão de Moraes sobre Zambelli

A intenção de Carlos Bolsonaro ao publicar o vídeo do pai era, muito provavelmente, corroborar e dar razão ao pedido de prisão domiciliar. Mesmo assim, internautas apontaram que Jair Bolsonaro aparece nas imagens com um tablet ligado, o que pode representar uma violação das regras da prisão domiciliar à qual ele estaria sujeito na época que o vídeo foi gravado.

Uma das regras da cautelar era que Jair não poderia ter acesso a qualquer meio eletrônico com a capacidade de se conectar à internet. Internautas apontam que, caso seja provado que houve a violação das regras do regime domiciliar, o ex-presidente pode ter suas chances reduzidas na concessão do pedido de prisão domiciliar humanitária.

“ATENÇÃO PF E STF,

CARLOS BOLSONARO ACABOU DE PUBLICAR UM VÍDEO ONDE JAIR ESTÁ USANDO UM TABLET

QUANDO A CAUTELAR O PROIBIA DE TER ACESSO A MEIOS ELETRÔNICOS COM ACESSO À INTERNET

BUSCA E APREENSÃO IMEDIATA PARA ANALISAR OS METADATADOS DA MÍDIA”, escreveu o perfil “jairmearrependi” na rede social x.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid