A Defesa Civil decretou estado de atenção para alagamentos em diversas áreas de São Paulo nesta quarta-feira (7). O alerta, emitido às 15h20, abrange as zonas leste, sul, sudeste e a Marginal Pinheiros devido às chuvas já registradas e à possibilidade de novos temporais ao longo do dia. Na região do Grajaú, zona sul, moradores relataram queda de granizo.
As precipitações afetam a capital paulista de forma irregular, resultado das condições climáticas que favorecem a formação de áreas de instabilidade. As chuvas começaram nas primeiras horas do dia e continuam atingindo diferentes pontos da cidade com intensidade variável.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
O fenômeno atinge não apenas a capital, mas diversas cidades do estado de São Paulo. Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Francisco Morato, na Grande São Paulo, registrou o maior volume nas últimas 24 horas até as 7h de hoje, com 19 milímetros de precipitação.
Caraguatatuba e Hortolândia aparecem na sequência com 15 mm cada. São Vicente e Campinas registraram 14 mm. Outros municípios do interior, litoral e região metropolitana acumularam entre 10 mm e 13 mm, enquanto grande parte do estado, incluindo áreas da capital paulista, teve chuvas pontuais inferiores a 5 mm.
Leia mais: Mãe de Eliza Samudio questiona lacunas no caso após passaporte da filha ser encontrado
Para os próximos dias, a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) indica mudança no padrão climático. Na quinta-feira (8), haverá sol entre nuvens com temperatura em elevação entre a manhã e as primeiras horas da tarde. Os termômetros devem oscilar entre 19°C ao amanhecer e 30°C à tarde.
Na sexta-feira (9), a expectativa é de sol e poucas nuvens, com temperaturas variando entre 20°C nas primeiras horas do dia e 31°C durante a tarde.
