Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioTMC São PauloLinhas operadas pelo Metrô de São Paulo começam a...

Linhas operadas pelo Metrô de São Paulo começam a funcionar 24 horas aos sábados

A iniciativa será feita em regime experimental, sempre de sábado para domingo, começando já neste dia 6 de dezembro

As quatro linhas operadas pelo Metrô de São Paulo vão passar a funcionar 24 horas aos sábados. A iniciativa será feita em regime experimental, sempre de sábado para domingo, começando já neste dia 6 de dezembro e seguindo por todos os fins de semana até fevereiro de 2026 neste período de avaliação.

A operação 24 horas vai permitir que os passageiros embarquem e desembarquem em todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata ao longo da madrugada, sem a possibilidade de transferência para as demais linhas de metrô (operadas por concessionárias) e trem, que estarão fechadas.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Como vai funcionar?

Os trens irão circular da 0h às 4h40, com intervalos entre 20 e 30 minutos entre as composições, dependendo da necessidade. Excepcionalmente nos trechos da Linha 2-Verde entre as estações Vila Madalena e Clínicas e entre Sacomã e Vila Prudente, os trens vão operar por uma única via, nos dois sentidos (via singela). No restante da linha (Clínicas a Sacomã), bem como nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a operação será pelas duas vias de circulação.

Já na Linha 15-Prata, neste primeiro fim de semana o atendimento de madrugada será feito por ônibus gratuito do sistema PAESE, devido aos testes com o trem da nova frota. Após o teste, a oferta será avaliada e poderá ser redimensionada para a atender a demanda do horário nos fins de semanas seguintes.

Neste período de funcionamento durante a madrugada, as bilheterias não funcionarão e o passageiro que não conta com cartões Bilhete Único ou TOP poderá adquirir seus bilhetes pelas máquinas de autoatendimento, Carteira Google ou WhatsApp (11 3888-2200). Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a entrada pode ser feita por meio de pagamento por aproximação, com cartões físicos de crédito e débito. Ao longo de dezembro essa opção será válida também nas linhas 2-Verde e 15-Prata.

Testes

O objetivo é analisar a demanda potencial, a viabilidade técnica e operacional, bem como possíveis ajustes, para atender a uma antiga demanda de passageiros e turistas que apreciam as atrações da noite paulistana, bem como os trabalhadores de estabelecimentos que funcionam nesses horários.

Leia Mais: Incêndio em equipamento faz aeronave ser esvaziada no Aeroporto Internacional de Guarulhos

Veja o vídeo:

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Abastecimento de água segue prejudicado em regiões da Grande SP nesta sexta

Abastecimento de água segue prejudicado em regiões da Grande SP nesta sexta

De acordo com a Sabesp, a queda no fornecimento de energia impede o bombeamento de água para as residências
IPTU 2026: Saiba quando vale mais a pena parcelar ou pagar à vista

IPTU 2026: Saiba quando vale mais a pena parcelar ou pagar à vista

Levantamento da TMC mostra quando compensa parcelar o pagamento do IPTU 2026 em São Paulo, Rio de Janeiro, DF, Recife, BH e Curitiba