O Theatro Municipal de São Paulo é tema do programa “A Cidade É Sua” deste fim de semana, com participação do Diretor Geral da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, Abraão Mafra.
O espaço foi inaugurado em 1911 e rapidamente se tornou um dos espaços culturais mais importantes da cidade de São Paulo, abrangendo escolas de música e dança e grupos culturais fixos com a Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Lírico e o Coral Paulistano.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Atualmente, o espaço segue se reinventando para atrair cada vez mais pessoas para prestigiar a programação cultural local.
“Muitas pessoas têm o hábito de viajar para outras cidades ou países e conhecer o centro daquela região. E nós não temos o hábito de conhecer a própria cidade, o próprio centro da cidade”, afirma o Diretor Geral da Fundação Theatro Municipal de São Paulo Abraão Mafra sobre um dos desafios para atrair público.
Ele afirma que a gestão atual têm trabalhado para democratizar o acesso, ampliando a oferta de atividades gratuitas ou a preços acessíveis.
“Nós temos concertos a 12 reais, óperas a 32 reais e muita programação gratuita. No ano passado, nós passamos a marca de 225.000 pessoas que frequentaram o Complexo Theatro Municipal gratuitamente. E podemos aumentar muito mais”, disse Abraão em entrevista à TMC.
Além de atrair pessoas para o centro de São Paulo, a Fundação têm se expandido para outras áreas da cidade, como explica o Diretor Geral da Fundação Theatro Municipal: “Em 2024 nós criamos um projeto chamado “Fundação Theatro Municipal Expandida”. Hoje nós temos 160 alunos no CEU (Centro Educacional Unificado) Três Pontes, que é no Jardim Pantanal, no extremo leste de São Paulo, tendo aula de violão, flauta, balé clássico e danças contemporâneas”.
Segundo ele, o projeto já se expandiu para o CEU Parelheiros, no extremo sul da capital paulista, com 200 vagas para aulas de aula de violino, trompete e balé clássico. Em março, será inaugurado um novo polo da Fundação no CEU Jardim Paulistano, na zona norte.
Outra forma democratizar o acesso ao Theatro Municipal é por meio das visitas guiadas, um passeio gratuito para que os visitantes possam conhecer a história e curiosidades do espaço.
Quer saber mais da programação e o que o Theatro Municipal tem a oferecer? Veja mais no YouTube da TMC!
