A montadora norte-americana Tesla registrou queda de 4,5% em suas ações nesta terça-feira (6), após a Nvidia anunciar um pacote de modelos e ferramentas de inteligência artificial automotiva de código aberto. Os papéis da fabricante de veículos elétricos foram negociados a US$ 430,71 às 17h27, horário de Brasília.
O anúncio da Nvidia foi feito pelo presidente-executivo Jensen Huang na segunda-feira (5), um dia antes da desvalorização das ações da Tesla. A empresa de tecnologia apresentou um conjunto de ferramentas de IA voltadas para o setor automotivo, com foco em direção autônoma.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
A plataforma DRIVE AV da Nvidia já está “em produção” e foi apresentada como um “kit inicial” para autonomia de Nível 4. O Mercedes-Benz CLA 2025 será o primeiro veículo fabricado em série a receber o pacote completo de software de direção autônoma da empresa, com entregas previstas para o primeiro trimestre deste ano nos Estados Unidos.
A Tesla, por sua vez, planeja expandir seu serviço de robotáxi e começar a entregar o Cybercab, seu veículo autônomo, ainda em 2026. A queda nas ações ocorre em um momento estratégico para a empresa liderada por Elon Musk, que tem investido fortemente no segmento de veículos com tecnologia autônoma.
Leia mais: EUA reduzem recomendação para quatro vacinas infantis, incluindo gripe
Dados recentes mostram que as vendas da Tesla na Alemanha diminuíram quase 50% em dezembro de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024, segundo a agência alemã de tráfego rodoviário KBA. No Reino Unido, os emplacamentos de carros da montadora tiveram redução superior a 29% no mesmo intervalo.
Apesar da queda recente, as ações da Tesla acumularam valorização de 11,4% ao longo de 2025.
