Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaAnvisa aprova uso do Mounjaro para tratar apneia do...

Anvisa aprova uso do Mounjaro para tratar apneia do sono

Medicamento já é usado contra diabetes e obesidade

A Anvisa aprovou o uso do Mounjaro (tirzepatida), conhecido popularmente como “caneta emagrecedora”, no tratamento da apneia obstrutiva do sono, um distúrbio que causa interrupções na respiração durante o sono e pode trazer sérias consequências à saúde.

Segundo o endocrinologista Dr. Bruno Geloneze, a apneia é uma condição em que há uma obstrução das vias respiratórias durante o sono. “Apneia significa ausência de ar, e ‘obstrutiva’ porque há um bloqueio físico, muitas vezes causado pelo excesso de gordura na língua e na garganta. Isso dificulta a passagem de ar, provoca roncos intensos e pausas na respiração”, explica.

A tirzepatida age de forma semelhante aos hormônios GIP e GLP-1, produzidos naturalmente pelo intestino. Eles estimulam a produção de insulina, reduzem o apetite e aumentam a saciedade, levando à perda de peso, o que, por consequência, melhora os quadros de apneia e hipopneia. “O estudo é promissor e mostra uma melhora real na qualidade de vida de quem sofre com o problema”, afirma Geloneze.

O médico lembra que a apneia não é apenas incômoda, mas perigosa. “Ela pode causar cansaço constante, dificuldade de concentração, sonolência intensas capazes de causar até acidentes de trânsito. Além disso, aumenta o risco de hipertensão, arritmia e também existem relatos de morte súbita”, alerta.

Embora o medicamento possa causar efeitos colaterais como náusea, vômito ou constipação, eles costumam ser leves e passageiros. Para Geloneze, os benefícios superam os riscos. Ele ressalta, inclusive, que o tratamento auxilia no processo de mudanças de estilo de vida.

Notícias que importam para você

Vista panorâmica de uma grande mina a céu aberto com degraus escavados em tons de marrom e bege; no fundo, há um vale com pequenas construções e, além dele, cadeias de montanhas altas e rochosas sob um céu carregado de nuvens escuras.

Falta de pesquisas dificulta exploração de potássio no Brasil, aponta Ibram

Diretor do instituto destaca que áreas exploradas hoje foram identificadas nas décadas de 1960 e 1970. Projeto em Autazes pode suprir 20% da demanda nacional
Celular

Santander fora do ar? Usuários relatam falha nesta sexta-feira (5)

Correntistas usaram as redes sociais para relatar a falha que aconteceu nesta sexta-feira
Linkedin

Falha na Cloudflare deixa apps como o Linkedin fora do ar; entenda

Empresa de infraestrutura da internet sofreu falhas na manhã desta quinta-feira; apps e games ficaram fora do ar