Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaAnvisa aprova nesta quarta a primeira vacina contra a...

Anvisa aprova nesta quarta a primeira vacina contra a dengue

O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas e o Ministro da Saúde Alexandre Padilha estarão presentes na coletiva de imprensa sobre a a Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan.

A vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan será a primeira do mundo em dose única para combate da doença. Ela foi aprovada pela Anvisa, e a assinatura do registro será realizada em uma coletiva de imprensa para divulgação do processo regulatório do imunizante, que acontece nesta quarta-feira (26/11) às 11h no Instituto Butantan, em São Paulo (SP). 

Quando a sua utilização for liberada, a vacina poderá ser aplicada em pessoas de 12 a 59 anos. Ela deve ser incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Leia mais: Brasil perde 6 mil piscinas de água tratada por dia; Norte e Nordeste têm piores índices

Segundo o Instituto Butantan, a vacina vem sendo produzida desde 2009, com uma série de estudos e testes. O imunizante já foi administrado em 16 mil pessoas e voluntários. Quem pega dengue uma vez pode ser infectado novamente, por outro subtipo de vírus. Por isso, a vacina deve proteger contra os quatro tipos da dengue.

A coletiva de imprensa terá a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do diretor-presidente da Anvisa, Leandro Safatle, do Governador de São Paulo, Tarcísio Freitas,  além de representantes da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e do Instituto Butantan.

A produção da vacina é uma colaboração entre o Ministério da Saúde, o Instituto Butantan e o laboratório chinês Wu Xi.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A dengue é um problema de saúde pública no Brasil, e tem aumento no número de casos, principalmente durante o verão. Os sintomas da doença podem incluir febre alta, dor no corpo e articulações, manchas vermelhas no corpo e hemorragia em casos graves

A aprovação dessa vacina é muito importante, já que cerca de 500 milhões de pessoas correm o risco de contrair a doença apenas nas Américas. Além disso, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o número de casos de dengue nas Américas aumentou de 1,5 milhão na década de 1980 para 16,2 milhões na década de 2010-2019. 

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Chuva de meteoros em céu estrelado

Chuva de meteoros ilumina o céu do Brasil nesta terça — saiba onde e quando ver

Orionídeas chegam ao auge com até 20 meteoros por hora; espetáculo será visível em todo o país
Tela de computador com ChatGPT aberto

De TikTok ao ChatGPT: estudo mostra como jovens vivem (e aprendem) na internet

Estudo revela que crianças e jovens entram na internet cada vez mais cedo, usam o celular como principal acesso e aprendem a lidar com privacidade, publicidade e riscos digitais
Imagem mostra as mãos de três pessoas mexendo no celular, em primeiro plano. No segundo plano, há o logo da empresa TikTok.

China mira “especialistas de TikTok”, sem diploma, que mais atrapalham do que ajudam

Decisão do governo chinês gerou um debate acalorado entre criadores de conteúdo e especialistas em liberdade digital
Frascos de leite materno armazenados em laboratório, com etiquetas e tampas coloridas, simbolizando o uso de tecnologia na coleta e conservação de leite humano para recém-nascidos prematuros.

Tecnologia mineira promete leite materno “turbinado” para bebês prematuros

Pesquisa da Epamig em parceria com a Fiocruz adapta técnicas da indústria de laticínios para garantir que o leite humano mantenha mais gordura e nutrientes