Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaAnvisa suspende lotes de fórmulas infantis da Nestlé por...

Anvisa suspende lotes de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação

Consumo da fórmula contaminada pode, em casos mais graves, causar vômitos, diarreia e letargia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (7/1), a suspensão de diversos lotes de fórmulas infantis fabricados pela Nestlé devido ao risco de contaminação por toxina bacteriana.

A decisão afeta alguns lotes das fórmulas infantis das linhas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, da Nestlé.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Segundo informações divulgadas pela Anvisa, os produtos apresentam risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.

O consumo da fórmula contaminada pode, em casos mais graves, causar vômitos, diarreia e letargia – caracterizada por sonolência excessiva e lentidão motora e cognitiva. Os sintomas geralmente aparecem em até 6 horas do consumo.

A Nestlé identificou a detecção da toxina em produtos de uma fábrica da Holanda e determinou o recolhimento preventivo e voluntário das fórmulas no Brasil e em outros países da Europa. Segundo a empresa, a contaminação teve origem em um ingrediente fornecido por uma empresa terceirizada de óleos.

Segundo informações divulgadas pela Anvisa, a toxina é termoestável, o que significa que não é eliminada pelo aquecimento durante o preparo da fórmula. 

O que fazer caso você tenha fórmulas infantis da Nestlé em casa

A Anvisa informa que consumidores que têm fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme, Nanlac Supreme, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, devem verificar o número do lote impresso no rótulo do produto. A informação fica gravada no fundo da lata.

A relação dos lotes recolhidos estão disponíveis no site da Anvisa. Se o produto pertencer a um dos lotes recolhidos, o produto não deve ser consumido.

Em comunicado oficial, a Nestlé informou que os usuários podem entrar em contato com a empresa para receber um reembolso dos produtos: “Os consumidores que tenham produtos dos lotes especificados devem suspender imediatamente seu uso e entrar em contato com o atendimento ao consumidor para devolução gratuita e reembolso por meio dos canais”.

Em caso de consumo dos produtos recolhidos, a Anvisa recomenda que os pais e responsáveis busquem atendimento médico imediato caso a criança apresente sintomas.

Leia mais: Anvisa proíbe panetones contaminados e produtos com cogumelos não autorizados

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Chuva de meteoros em céu estrelado

Chuva de meteoros ilumina o céu do Brasil nesta terça — saiba onde e quando ver

Orionídeas chegam ao auge com até 20 meteoros por hora; espetáculo será visível em todo o país
Tela de computador com ChatGPT aberto

De TikTok ao ChatGPT: estudo mostra como jovens vivem (e aprendem) na internet

Estudo revela que crianças e jovens entram na internet cada vez mais cedo, usam o celular como principal acesso e aprendem a lidar com privacidade, publicidade e riscos digitais
Imagem da Super Lua Nova

Superlua e meteoros: veja agenda astronômica para dezembro de 2025

Céu limpo e horizonte livre serão melhor para observação dos fenômenos astronômicos do mês
SpaceSail deve lançar 648 satélites e expandir internet por todo o Brasil até 2030

Rival da Starlink: internet chinesa deve chegar ao Brasil até 2026

Com mais uma concorrente no mercado, os valores para a conexão ultrarrápida podem baixar