Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaApple é processada por uso de livros protegidos por...

Apple é processada por uso de livros protegidos por direitos autorais para treinar IA

A ação judicial é um dos muitos casos de alto risco movidos por proprietários de direitos autorais contra empresas de tecnologia

A Apple foi alvo de um processo no tribunal federal da Califórnia aberto por dois neurocientistas que afirmam que a empresa usou indevidamente milhares de livros protegidos por direitos autorais para treinar seu modelo de inteligência artificial, o Apple Intelligence.

Susana Martinez-Conde e Stephen Macknik, professores da SUNY Downstate Health Sciences University, no Brooklyn, Nova York, disseram ao tribunal, em uma ação coletiva proposta na quinta-feira, que a Apple usou “bibliotecas-sombra” ilegais de livros piratas para treinar o Apple Intelligence.

Um grupo separado de autores processou a Apple no mês passado por supostamente usar indevidamente seu trabalho no treinamento de IA.

A ação judicial é um dos muitos casos de alto risco movidos por proprietários de direitos autorais, como autores, agências de notícias e gravadoras de música, contra empresas de tecnologia, incluindo OpenAI, Microsoft e Meta, pelo uso não autorizado de seu trabalho no treinamento de IA.

Em agosto, a Anthropic fez acordo para pagar US$1,5 bilhão e encerrar uma ação judicial de outro grupo de autores sobre o treinamento de seu chatbot Claude.

Representantes da Apple e de Martinez-Conde, Macknik e seu advogado não comentaram o assunto nesta sexta-feira.

O Apple Intelligence é um conjunto de recursos baseados em IA integrados aos dispositivos iOS, incluindo iPhone e iPad.

“No dia seguinte à apresentação oficial do Apple Intelligence pela Apple, a empresa ganhou mais de US$200 bilhões em valor: ‘o dia mais lucrativo da história da empresa'”, diz o processo.

De acordo com a queixa, a Apple utilizou conjuntos de dados que incluíram milhares de livros piratas, bem como outros materiais que infringiam direitos autorais retirados da internet para treinar seu sistema de IA.

O processo diz que os livros pirateados incluem “Champions of Illusion: The Science Behind Mind-Boggling Images and Mystifying Brain Puzzles” e “Sleights of Mind: What the Neuroscience of Magic Reveals About Our Everyday Deceptions”.

Os professores solicitaram uma quantia não especificada de danos monetários e uma ordem para que a Apple pare de usar indevidamente seu trabalho protegido por direitos autorais.

Reuters – tradução da Redação São Paulo

Notícias que importam para você

Vista panorâmica de uma grande mina a céu aberto com degraus escavados em tons de marrom e bege; no fundo, há um vale com pequenas construções e, além dele, cadeias de montanhas altas e rochosas sob um céu carregado de nuvens escuras.

Falta de pesquisas dificulta exploração de potássio no Brasil, aponta Ibram

Diretor do instituto destaca que áreas exploradas hoje foram identificadas nas décadas de 1960 e 1970. Projeto em Autazes pode suprir 20% da demanda nacional
Celular

Santander fora do ar? Usuários relatam falha nesta sexta-feira (5)

Correntistas usaram as redes sociais para relatar a falha que aconteceu nesta sexta-feira
Linkedin

Falha na Cloudflare deixa apps como o Linkedin fora do ar; entenda

Empresa de infraestrutura da internet sofreu falhas na manhã desta quinta-feira; apps e games ficaram fora do ar