O Canva, aplicativo de plataforma de design gráfico, apresentou instabilidade para muitos usuários nesta terça-feira (18). A causa foi uma falha generalizada na infraestrutura da Cloudflare, empresa responsável pelo suporte a diversos sites e serviços na internet.
Nos últimos anos, o Canva tem investido fortemente em inteligência artificial. Em sua suíte mais recente, a chamada Visual Suite 2.0, foram incorporadas ferramentas como Canva AI, Magic Studio, Magic Charts, e até edição de fotos automatizada, segundo Lifewire
Essas tecnologias permitem gerar designs com base em comandos de texto, converter documentos em apresentações e acelerar significativamente o processo criativo.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O Canva
De acordo com o próprio site do Canva, a plataforma possui mais de 220 milhões de usuários ativos por mês. Também segundo comunicados da empresa, já foram criados mais de 30 bilhões de designs na plataforma.
Segundo o app, ao surgir uma falha como essa, é necessário sempre verificar a página de status oficial, com atualizações sobre o processo de normalização do site.

A importância da Cloudflare e o que acontece quando ela falha
A Cloudflare é uma peça essencial da infraestrutura da web moderna. Ela oferece serviços como uma rede de entrega de conteúdos, balanceamento de carga, proteção contra ataques DDoS e firewall para tráfego.
Leia: Falha global no Cloudflare: o que derrubou centenas de sites e apps hoje?
Quando a Cloudflare sofre uma falha, muitos clientes que dependem de seus serviços ficam na mão, como ocorreu hoje. A Cloudflare afirmou em seu site de atualizações, ter implementado uma correção e que o incidente está resolvido, mas continua monitorando para garantir a estabilidade.
Leia: Falha global no Cloudflare: o que derrubou centenas de sites e apps hoje?
Impacto da falha para os usuários do Canva
Para os usuários do Canva, a falha afetou designers com prazos para entrega de trabalhos, alunos e profissionais de marketing que utilizam a plataforma.
Nas redes sociais muitos viram a mensagem “desbloquear challenges.cloudflare.com”, que significa que a verificação de tráfego da Cloudflare estava bloqueando o acesso.
Cloudflare e seus hospedes
Segundo noticiamos mais cedo, algumas plataformas dependentes do Cloudflare ficaram inutilizadas durante a manhã desta terça-feira. Entre eles o X (antigo Twitter), ChatGPT, Spotify, PayPal, Canva, League of Legends, Grindr e entre outros.
Não é a primeira vez que o Cloudflare apresenta esses erros, em 2019 e 2020 houve falhas de forma global. Mas esse ano tem algo diferente, pois a mesma falha ocorreu em menos de um mês. O último erro ocorreu em 23 de outubro.
Leia também: Além do ChatGPT, veja outros serviços fora do ar após falha no Cloudflare
