Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaCanva está fora do ar? Veja o que aconteceu...

Canva está fora do ar? Veja o que aconteceu com a plataforma

Usuários têm entregas atrasadas pela falha do aplicativo, Cloudflare relata o problema

O Canva, aplicativo de plataforma de design gráfico, apresentou instabilidade para muitos usuários nesta terça-feira (18). A causa foi uma falha generalizada na infraestrutura da Cloudflare, empresa responsável pelo suporte a diversos sites e serviços na internet.

Nos últimos anos, o Canva tem investido fortemente em inteligência artificial. Em sua suíte mais recente, a chamada Visual Suite 2.0, foram incorporadas ferramentas como Canva AI, Magic Studio, Magic Charts, e até edição de fotos automatizada, segundo Lifewire

Essas tecnologias permitem gerar designs com base em comandos de texto, converter documentos em apresentações e acelerar significativamente o processo criativo.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

O Canva

De acordo com o próprio site do Canva, a plataforma possui mais de 220 milhões de usuários ativos por mês. Também segundo comunicados da empresa, já foram criados mais de 30 bilhões de designs na plataforma.

Segundo o app, ao surgir uma falha como essa, é necessário sempre verificar a página de status oficial, com atualizações sobre o processo de normalização do site.

A Cloudflare é uma peça essencial da infraestrutura da web moderna. Ela oferece serviços como uma rede de entrega de conteúdos, balanceamento de carga, proteção contra ataques DDoS e firewall para tráfego | Foto-Canva

A importância da Cloudflare e o que acontece quando ela falha

A Cloudflare é uma peça essencial da infraestrutura da web moderna. Ela oferece serviços como uma rede de entrega de conteúdos, balanceamento de carga, proteção contra ataques DDoS e firewall para tráfego.

Leia: Falha global no Cloudflare: o que derrubou centenas de sites e apps hoje?

Quando a Cloudflare sofre uma falha, muitos clientes que dependem de seus serviços ficam na mão, como ocorreu hoje. A Cloudflare afirmou em seu site de atualizações, ter implementado uma correção e que o incidente está resolvido, mas continua monitorando para garantir a estabilidade.

Leia: Falha global no Cloudflare: o que derrubou centenas de sites e apps hoje?

Impacto da falha para os usuários do Canva

Para os usuários do Canva, a falha afetou designers com prazos para entrega de trabalhos, alunos e profissionais de marketing que utilizam a plataforma.

Nas redes sociais muitos viram a mensagem “desbloquear challenges.cloudflare.com”, que significa que a verificação de tráfego da Cloudflare estava bloqueando o acesso.

Cloudflare e seus hospedes

Segundo noticiamos mais cedo, algumas plataformas dependentes do Cloudflare ficaram inutilizadas durante a manhã desta terça-feira. Entre eles o X (antigo Twitter), ChatGPT, Spotify, PayPal, Canva, League of Legends, Grindr e entre outros.

Não é a primeira vez que o Cloudflare apresenta esses erros, em 2019 e 2020 houve falhas de forma global. Mas esse ano tem algo diferente, pois a mesma falha ocorreu em menos de um mês. O último erro ocorreu em 23 de outubro.

Leia também: Além do ChatGPT, veja outros serviços fora do ar após falha no Cloudflare

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Duas pessoas se beijando

Mononucleose, herpes e Covid-19 são riscos para quem troca beijos no carnaval

Atualização do calendário vacinal e adoção de precauções básicas são essenciais para reduzir chances de transmissão de patógenos pela saliva durante celebrações em 2026
Portugal aprova restrições a acesso de adolescentes de 13 a 16 anos a redes sociais

Portugal aprova restrições a acesso de adolescentes de 13 a 16 anos a redes sociais

O Parlamento português aprovou nesta quinta-feira (12/2), em primeira leitura, um projeto de lei que exige o consentimento explícito...
Governo e MPF dão prazo para X tomar medidas para coibir conteúdo sexual no Grok

Governo e MPF dão prazo para X tomar medidas para coibir conteúdo sexual no Grok

Ferramenta de IA da empresa de Elon Musk vem sendo alvo de críticas por gerar imagens que representem crianças e adolescentes em contextos sexualizados ou erotizados
OpenAI demite executiva que se opôs ao “Modo Adulto” do ChatGPT por discriminação sexual

OpenAI demite executiva que se opôs ao “Modo Adulto” do ChatGPT por discriminação sexual

Vice-presidente Ryan Beiermeister foi desligada em janeiro de 2026 após retornar de licença; recurso contestado permitirá a criação de conteúdo erótico pela IA