Uma gravação vazada de uma reunião da Nvidia, gigante do ramo da tecnologia incorporada, mostra o CEO, Jensen Huang, questionando a decisão de alguns gerentes de pedir que seus funcionários usem menos inteligência artificial no dia-a-dia.
Huang usou palavras duras e demonstrou indignação com a resistência. No áudio vazado, ele é questionado sobre as instruções dos gerentes e responde com outra pergunta. “O que eu entendi foi que alguns gerentes estão pedindo para seus funcionários usarem menos IA (…) Vocês são malucos?“, indagou o executivo.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
A Nvidia não respondeu aos pedidos de contato tanto da Business Insider, que reportou o caso, quanto da TMC.
Leia mais: Inteligência artificial pode aumentar divisão entre países ricos e pobres, alerta ONU
Tem sido uma tendência, pelo menos entre os CEOs de big techs como Google, Meta e Microsoft, a incorporação cada vez maior e mais integrada de ferramentas de inteligência artificial nos processos de trabalho.
No áudio da reunião, Huang é enfático: “Usem [a IA] até que ela funcione [para uma determinada tarefa] (…) mergulhem de cabeça nisso e ajudem a melhorar [o fluxo com uso de IA], porque nós temos o poder para isso”.
“Quero que todas as tarefas que possam ser automatizadas com IA sejam de fato automatizadas com IA (…) eu prometo: trabalho não vai faltar para vocês”, afirmou o executivo no áudio.
O CEO garantiu que, apesar da preocupação global quanto à perda de empregos para as máquinas, a Nvidia esteve e continuará contratando novos funcionários. “Acho que estamos mais ou menos com uns 10 mil faltando”, brincou Huang.
Mesmo assim, a Nvidia é um ponto fora da curva até o momento: a tendência entre empresas de tecnologia, especialmente as que adotaram maior uso da IA no trabalho, tem sido layoffs – isto é, demissões em massa.
